< Direito da Criança e do Adolescente: Questões da prova 2024 para Exame da Ordem Unificado XLI - Primeira Fase do Concurso Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

Questões de Direito da Criança e do Adolescente Exame da Ordem Unificado XLI - Primeira Fase - Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

  • Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
  •  

    prancheta
    Q93684

    Direito da Criança e do Adolescente   » ECA - Direitos Fundamentais no ECA , Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade no ECA

     

    Pedro, com 12 anos, foi vítima de bullying na escola em que estuda. Durante o recreio, um grupo de colegas da mesma idade o jogou, à força, dentro da lixeira. Um dos adolescentes filmou o ato e o divulgou em redes sociais, em tom de escárnio.
    Um jornal com veiculação on-line, em tom de reprovação da conduta e para combater a prática de bullying, reprisou as imagens que circularam pelas redes sociais.
    O pai de Pedro, enfurecido, procura você, como advogado(a), para colher a orientação jurídica sobre as providências cíveis cabíveis, especialmente indenizatórias.
    Assinale a opção que apresenta, corretamente, a orientação recebida.

     


     

    resolva Q93684    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q93684")    |   » Apostila de Direito da Criança e do Adolescente 2025

     

     

    prancheta
    Q93685

    Direito da Criança e do Adolescente   » ECA - Direitos Fundamentais no ECA

     

    Márcio, adolescente com 16 anos, foi apreendido em flagrante na prática de ato infracional análogo ao roubo qualificado por emprego de arma de fogo. Foi, de plano, colocado em internação provisória, durante o curso do processo.
    Depois de todo o trâmite processual, que foi absolutamente regular e escorreito, a autoridade judiciária reconheceu na sentença que não havia prova da existência do ato infracional imputado originalmente, o que ocasionou a absolvição de Márcio, sendo certo que a decisão foi omissa em relação à soltura do adolescente. Entretanto, o fato de a sentença estar baseada na inexistência de provas e no reconhecimento da sua própria falibilidade, fundamento basilar da própria existência da recorribilidade das decisões judiciais, postergou para o trânsito em julgado a liberação do adolescente.
    Acerca da situação narrada, assinale a afirmativa correta.

     


     

    resolva Q93685    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q93685")    |   » Apostila de Direito da Criança e do Adolescente 2025

     

     

    Veja mais Questões de Direito da Criança e do Adolescente da Prova

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões Direito da Criança e do Adolescente

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)

    Questões de Nível Médio 2025