< Enfermagem: Questões da prova 2019 para Técnico de Enfermagem do Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Questões de Enfermagem Técnico de Enfermagem - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)
  •  

    prancheta
    Q58987

     

    Considere a situação hipotética a seguir: A sra. Rosa, 45 anos, viúva, mora com uma filha de 25 anos e 1 neto de 3 anos, cujo cartão de vacinas está atualizado. A sra. Rosa queixa que há 1 ano apareceram em seu corpo 6 manchas pequenas avermelhadas nos braços e pernas. Informa ainda que ultimamente vem sentido formigamento nos braços e a força das mãos está fraca, o que a impede de fazer alguns serviços domésticos. Na unidade de saúde foi avaliada pelo médico de família e recebeu o diagnóstico de hanseníase, sendo iniciada a poliquimioterapia. Em relação ao caso, estão corretas as afirmativas seguintes, exceto

     


     

    resolva Q58987    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q58987")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q58988

     

    A doença meningocócica tem distribuição global, podendo ocorrer surtos ocasionais e epidemias em qualquer país do mundo, sendo o sorogrupo C o segundo mais frequente. Em 2010, o Ministério da Saúde (MS), através do Programa Nacional de Imunizações (PNI), incorporou, no calendário básico de vacinação da criança, a vacina Meningocócica C Conjugada (MncC), utilizada para prevenir as doenças provocadas pela bactéria Neisseria meningitidis do sorogrupo C. O MS indica as seguintes doses em crianças menores de 2 anos para prevenção da doença: 

     


     

    resolva Q58988    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q58988")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q58989

     

    A Leishmaniose visceral é causada pelo protozoário parasita Leishmania, que ataca o sistema imunológico e, meses após a infecção inicial, a doença pode evoluir para uma forma visceral mais grave, acometendo vários órgãos internos, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea, que é quase sempre fatal se não for tratada.
    Considerando os aspectos da doença acima descrita, é correto afirmar que: 

     


     

    resolva Q58989    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q58989")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q58990

     

    As doenças diarreicas agudas (DDA) correspondem a um grupo de doenças infecciosas gastrointestinais, constituindo uma das principais causas de morbimortalidade infantil em países em desenvolvimento. Neste direcionamento, analise as afirmações a seguir:
    I. Uma criança com 8 meses de idade é lavada por sua mãe para unidade básica de saúde, com quadro de diarreia há 2 dias, irritada, apresentando olhos fundos, boca e língua secas, sedenta, bebendo líquidos avidamente e de forma rápida. A orientação inicial para manejo do caso será a reidratação oral com solução de reidratação oral (SRO) na quantidade de 50 a 100ml/kg administrada no período de 4 a 6 horas.
    II. A quantidade a ser ingerida dependerá da sede do paciente, mas deve ser administrada, na unidade de saúde, continuamente, até que desapareçam os sinais da desidratação.
    III. Caso a criança não aceite a SRO, uma medida alternativa é oferecer refrigerante, por conter água e glicose.
    IV. O principal objetivo da Vigilância Epidemiológica das Doenças Diarreicas Agudas (VE-DDA) é monitorar as áreas onde água de riachos, rios, cacimbas ou poços são utilizadas para banhar, beber ou para preparar alimentos.
    Das afirmativas acima: 

     


     

    resolva Q58990    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q58990")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q58991

     

    As geo-helmintíases são as infecções mais frequentes em todo o mundo e ocorrem principalmente nos países em desenvolvimento, onde, associadas às precárias condições de higiene, à falta de acesso à água e ao saneamento básico, se configuram como grave problema de saúde pública, afetando as populações mais pobres e vulneráveis (BRASIL, 2017). Com base nestas considerações, pode-se afirmar que: 

     


     

    resolva Q58991    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q58991")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Veja mais Questões de Enfermagem da Prova

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões Enfermagem

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)

    Questões de Nível Médio 2025