< Enfermagem: Questões da prova 2019 para Enfermeiro do Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Questões de Enfermagem Enfermeiro - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)
  •  

    prancheta
    Q63384

     

    no Questão Anulada!
    Em adultos e crianças, em qualquer cenário (hospitalar ou extra-hospitalar) com parada cardíaca, são ritmos chocáveis e medicações utilizadas na PCR (parada cardiorrespiratória): 

     


     

    resolva Q63384    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q63384")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q63385

     

    Em relação à qualidade da Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) em adultos, analise as afirmativas a seguir baseado no algoritmo do Suporte avançado de vida (SAVC) para RCP 2018 da American Heart Association: Suporte avançado de vida Cardiovascular e Suporte avançado de vida em Pediatria.

    I. Comprima com força (pelo menos 5cm) e rapidez (100-120/min.) e aguarde o retorno total do tórax.
    II. Minimize interrupções nas compressões e evite ventilação excessiva.
    III. Alterne as pessoas que aplicam as compressões a cada 3 minutos.
    IV. Sem via área avançada, relação compressão-ventilação de 30:2.
    V. Capnografia quantitativa com forma de onda – Se PETCO2 <10mmHg, tente melhorar a qualidade da RCP.

     


     

    resolva Q63385    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q63385")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q63386

     

    no Questão Anulada!
    J.K.S, 33 anos, politraumatizado, após a estabilização clínica, o enfermeiro avaliou a consciência do paciente através da aplicação da escala de coma de Glasgow e evidenciou os seguintes sinais: abertura ocular através de estímulos dolorosos, falando palavras inapropriadas e apresentando padrão flexor quanto à resposta motora. Nesta situação, é correto afirmar que o paciente descrito acima apresenta o escore de: 

     


     

    resolva Q63386    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q63386")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q63387

     

    No Brasil, os casos de suicídio são preocupantes. De 2007 a 2016, 106.374 pessoas morreram em decorrência deste mal; em 2016 a taxa foi de 5,8 por 100 mil habitantes. Os dados indicam ainda que os casos de intoxicação exógena aumentaram nos últimos 10 anos: em 2007, 7.735 casos foram registrados, enquanto que em 2017 o número saltou para 36.279 notificações. Desta forma, é importante conhecer quais são os antídotos das substâncias mais comuns ingeridas nas intoxicações agudas. Analise as alternativas abaixo e marque os antídotos das seguintes substâncias: anestésicos locais, chumbo, benzodiazepínico, betabloqueador, bloqueador dos canais de cálcio, opioide, organofosforado, paracetamol, varfarina, respectivamente.

     


     

    resolva Q63387    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q63387")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q63388

     

    A maioria das pessoas que se matam dão avisos sobre suas intenções. Se o paciente se torna quieto e aparenta estar tranquilo, pode ser um sinal importante de que resolveu a ambivalência e decidiu morrer. Como forma de auxiliar na avaliação, há uma série de fatores predisponentes, precipitantes e protetores que devem ser sondados a fim de ajudar na definição de presença ou ausência de risco de suicídio. Analise as proposições seguintes, no que se refere à definição desses fatores, e marque a opção correta.

    I. Fatores predisponentes: sexo (masculino: tentativa, feminino: suicídio), idade (mais jovens: suicídio, mais idosos: tentativa), história familiar de comportamento suicida, alcoolismo ou outros transtornos mentais, tentativas prévias, presença de doenças físicas, estado civil: divorciado, viúvo, solteiro e casado, estar desempregado ou aposentado, entre outros. 
    II. Fatores protetores: ausência de transtorno mental, gestação, senso de responsabilidade para com a família, suporte social positivo, religiosidade, estar empregado, satisfação elevada com a vida, presença de criança na família, capacidade de resolução de problemas positiva, teste de realidade intacto, relação terapêutica positiva.
    III. Fatores precipitantes: separação conjugal, ruptura de relação amorosa, rejeição afetiva e/ou social, alta recente de hospitalização psiquiátrica, graves perturbações familiares, perda do emprego, modificação na situação econômica ou financeira, gestação indesejada, vergonha, culpa, ansiedade intensa, insônia global, intoxicação por substâncias psicoativas, temor de ser descoberto (por algo socialmente indesejado). 

     


     

    resolva Q63388    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q63388")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Veja mais Questões de Enfermagem da Prova

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões Enfermagem

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)

    Questões de Nível Médio 2025