< Enfermagem: Questões da prova 2019 para Enfermeiro do Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Questões de Enfermagem Enfermeiro - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)
  •  

    prancheta
    Q63389

     

    O Diabetes mellitus (DM) não controlado pode provocar a longo prazo disfunção e falência de vários órgãos, especialmente rins, olhos, nervos, coração e vasos sanguíneos. Estudos epidemiológicos sustentam a hipótese de uma relação direta e independente entre os níveis sanguíneos de glicose e a doença cardiovascular. Também está associado ao aumento da mortalidade e ao alto risco de desenvolvimento de complicações micro e macrovasculares, bem como de neuropatias. As complicações agudas do DM incluem a descompensação hiperglicêmica aguda, que pode evoluir para complicações mais graves como cetoacidose diabética e síndrome hiperosmolar hiperglicêmica não cetótica, e a hipoglicemia. Por serem complicações recorrentes nos atendimentos de emergência, a identificação rápida dos sinais e sintomas e o diagnóstico precoce proporcionará um tratamento rápido e eficaz e aumento da sobrevida desses pacientes. Deste modo, analise as afirmativas seguintes e marque a opção correta quanto aos sinais e sintomas das principais complicações agudas do DM. 

    I. Os principais sintomas da cetoacidose são: poliúria, enurese, hálito cetônico, fadiga, visão turva, náuseas e dor abdominal, além de vômitos, desidratação, hiperventilação, e alterações do estado mental. O diagnóstico é realizado por hiperglicemia (glicemia >250mg/dl), cetonemia e acidose metabólica (pH <7,3 e bicarbonato <15mEq/l.).
    II. A síndrome hiperosmolar não cetótica é um estado de hiperglicemia grave (> 600 a 800mg/dL) acompanhada de desidratação e alterações no estado mental, na ausência de Cetose. Ocorre apenas no diabetes tipo 2, em que um mínimo de ação insulínica preservada pode prevenir a cetogênese. A mortalidade é mais elevada que nos casos de cetoacidose diabética devido à idade mais elevada dos pacientes e à gravidade dos fatores precipitantes.
    III. Hipoglicemia é a diminuição dos níveis glicêmicos, com ou sem sinais, para valores abaixo de 70 mg/dL. Geralmente, a queda da glicemia leva a sintomas neuroglicopênicos (fome, tontura, fraqueza, dor de cabeça, confusão, coma, convulsão) e a manifestação de liberação do sistema simpático (sudorese, taquicardia, apreensão, tremor). 

     


     

    resolva Q63389    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q63389")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q63390

     

    Os fármacos mais utilizados no manejo da agitação/agressividade de pacientes psiquiátricos são os antipsicóticos típicos, os benzodiazepínicos e os antipsicóticos atípicos. Marque a opção correta quanto aos medicamentos que se enquadram nas classes descritas acima.  

     


     

    resolva Q63390    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q63390")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q63391

     

    O carbonato de lítio é o medicamento indicado no tratamento de episódios maníacos nos transtornos bipolares; no tratamento de manutenção de indivíduos com transtorno bipolar, diminuindo a frequência dos episódios maníacos e a intensidade destes quadros; na prevenção da mania recorrente; prevenção da fase depressiva e tratamento da hiperatividade psicomotora. Medicamento bastante usado, porém, deve-se atentar à toxicidade aguda pelo lítio, que provoca alterações em vários órgãos e sistemas. No sistema neurológico pode apresentar sinais e sintomas que variam conforme a intensidade da intoxicação aguda (leve/moderada/grave).

    Analise as opções abaixo e marque a correta quanto aos sinais e sintomas conforme a intensidade da intoxicação por lítio. 

     


     

    resolva Q63391    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q63391")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q63392

     

    Os transtornos emocionais geralmente surgem durante a adolescência. Além da depressão ou da ansiedade, os adolescentes com essa condição também podem sentir irritabilidade, frustração ou raiva excessivas. Os sintomas podem se sobrepor em mais de um transtorno, com mudanças rápidas e inesperadas no humor e explosões emocionais. 
    Neste sentido é importante conhecer os transtornos/distúrbios mais comuns que acometem os adolescentes. Deste modo, analise as afirmativas a seguir sobre os distúrbios mentais mais incidentes na atualidade.

    I. O transtorno de pânico se caracteriza por ataques de pânico espontâneos, acompanhados de ansiedade antecipatória, ou seja, medo de vir a apresentar novos ataques, que leva à evitação das situações relacionadas à possível ocorrência de ataques.
    II. A agorafobia teve seu conceito inicial ampliado para o medo de sair ou ficar desacompanhado, em lugares públicos diversos, abertos ou fechados, transportes coletivos, multidões, podendo chegar à impossibilidade de sair de casa. Quem sofre de agorafobia tem medo de situações que possam levá-lo a sensações de aprisionamento, desamparo ou constrangimento. Esse sentimento de ansiedade, em geral, se manifesta em ambientes desconhecidos nos quais os indivíduos têm pouco controle.
    III. O transtorno de ansiedade generalizada se caracteriza por ansiedade persistente e flutuante relacionada a vários aspectos da vida do indivíduo. Apresenta sintomas variáveis: nervosismo persistente, sensação de vazio na cabeça, sensação de estar “no limite”, tremores, tensão e dores musculares, transpiração, palpitações, tonturas e desconforto epigástrico.
    IV. O transtorno obsessivo-compulsivo caracteriza-se por anedonia, ideias de autodesvalorização e culpa, ideias de morte e suicídio, fadiga, sensação de perda de energia, diminuição da concentração, memória e capacidade de decidir, entre outros sinais e sintomas. 

     


     

    resolva Q63392    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q63392")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q63393

     

    O Diabetes melito é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por níveis aumentados de glicose no sangue. Sobre essa doença marque a alternativa correta

     


     

    resolva Q63393    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q63393")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Veja mais Questões de Enfermagem da Prova

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões Enfermagem

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)

    Questões de Nível Médio 2025