< Enfermagem: Questões da prova 2023 para Enfermeiro da Atenção Básica do Concurso Prefeitura de Trindade (GO)

Questões de Enfermagem Enfermeiro da Atenção Básica - Prefeitura de Trindade (GO)

  • Prefeitura de Trindade (GO)
  •  

    prancheta
    Q94467

    Enfermagem   » Enfermagem em Central de Material Esterilizado

    Ano: 2023 Banca: IDIB   Órgão: Prefeitura de Trindade (GO)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro da Atenção Básica

     

    O Centro de Material e Esterilização (CME) desempenha papel complexo para garantir que os produtos para a saúde (PPS) sejam esterilizados e entregues com a devida qualidade, favorecendo a redução de taxas de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) e o cuidado de saúde limpo. O setor presta assistência indireta aos pacientes, disponibilizando artigos seguros, que contribuirão no cuidado direto, tendo como objetivos principais o processamento, o armazenamento e a distribuição dos materiais, contexto no qual se inserem as atribuições dos enfermeiros nesse ambiente de trabalho, que são, exceto:

     


     

    resolva Q94467    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q94467")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q94468

    Enfermagem   » Hanseníase , Doenças Infecciosas e parasitárias

    Ano: 2023 Banca: IDIB   Órgão: Prefeitura de Trindade (GO)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro da Atenção Básica

     

    O recrudescimento de enfermidades que se encontravam sob controle, a identificação de novos microrganismos e a sua – TIPO A disseminação fizeram com que as doenças infecciosas alcançassem novamente lugar de destaque entre os processos mórbidos que atingem o ser humano. Estes fatos podem estar diretamente relacionados ao aumento da complexidade da interação do homem com o ambiente e que consecutivamente traz impactos inesperados. Sobre a atuação da enfermagem para se chegar ao diagnóstico de pacientes com hanseníase, assinale a alternativa incorreta.

     


     

    resolva Q94468    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q94468")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q94469

    Enfermagem   » Doenças Crônicas Não Transmissíveis , Doenças Crônicas Não Transmissíveis: panorama geral e plano de enfrentamento

    Ano: 2023 Banca: IDIB   Órgão: Prefeitura de Trindade (GO)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro da Atenção Básica

     

    Leia o enunciado abaixo sobre doenças ocupacionais e responda:
    Caracteriza-se pelo processo inflamatório e degenerativo da origem dos tendões flexores do antebraço. Esses tendões são aqueles responsáveis pela flexão, ou seja, para dobrar o punho e dos dedos. A maioria dos pacientes (75%) apresentam sintomas no membro superior dominante. Sua causa principal é a sobrecarga repetitiva dos músculos flexores do antebraço. Diversos esportes e atividades podem gerar essa sobrecarga, como o golfe, o tênis e a musculação. Um evento único traumático também pode gerar a epicondilite. Atividades de trabalho que necessitam de movimentação repetitiva dos flexores também estão associados.
    O enunciado descreve:
     

     


     

    resolva Q94469    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q94469")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q94470

    Enfermagem   » Processo de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem , Diagnósticos de Enfermagem - NIC-NOC/CIPE/NANDA

    Ano: 2023 Banca: IDIB   Órgão: Prefeitura de Trindade (GO)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro da Atenção Básica

     

    O principal trabalho da NANDA é direcionar a padronização de linguagem dos diagnósticos. Padronizar a linguagem é estabelecer um acordo sobre regras para utilização de determinados termos. Essa taxonomia NANDA II utiliza eixos, que são:
    I. O foco do diagnóstico
    II. Assunto do diagnóstico
    III. Validação do diagnóstico
    IV. Localização
    V. Idade
    VI. Tempo
    VII. Status do diagnóstico
    Sobre os eixos apontados é correto afirmar que:
     

     


     

    resolva Q94470    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q94470")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q94471

    Enfermagem   » Hipertensão Arterial Sistêmica , Diabetes Mellitus , Doenças Crônicas Não Transmissíveis

    Ano: 2023 Banca: IDIB   Órgão: Prefeitura de Trindade (GO)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro da Atenção Básica

     

    Pacientes com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabete Mellitus (DM) apresentam maiores riscos para desenvolver doenças cardiovasculares. Sobre a Assistência de Enfermagem a esses pacientes, analise os itens abaixo:
    I. A ação educativa, antes de qualquer outra, deve tentar fazer com que esses pacientes entendam suas próprias situações e se sintam motivados e estimulados a mudar hábitos alimentares, de condicionamento físico e orgânico, consumo de bebidas alcoólicas e cigarro e situações que provoquem estresse.
    II. A reeducação Alimentar deve ser estimulada pela enfermagem, auxiliando o indivíduo no controle metabólico, do peso corporal, da pressão arterial e do nível glicêmico.
    III. O tabagismo é um fator de alto risco para o desenvolvimento de muitas doenças. A enfermagem deve mostrar esse risco ao paciente, realizando ações educativas, mas também buscando ofertar ao paciente programas para que ele possa tratar o vício do tabagismo.
    IV. Em relação aos exercícios físicos, além de extremamente importantes, eles são recomendados sem nenhuma restrição, tanto a pacientes com HAS, quanto a pacientes com DM.
    Estão corretos:

     


     

    resolva Q94471    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q94471")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Veja mais Questões de Enfermagem da Prova

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões Enfermagem

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)

    Questões de Nível Médio 2025