< Sociologia: Questões da prova 2018 para Aspirante da Polícia Militar do Concurso Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR)

Questões de Sociologia Aspirante da Polícia Militar - Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR)

  • Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR)
  •  

    prancheta
    Q71347

    Sociologia   » Etnocentrismo e diversidade cultural, Cultura e sociedade

    Ano: 2018 Banca: NC-UFPR   Órgão: Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR)   Nível Médio   Prova: Aspirante da Polícia Militar

     

    Sobre a questão do etnocentrismo, Roque de Barros Laraia escreve que “o fato de o indivíduo ver o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida mais correto e o mais natural. Tal tendência, denominada etnocentrismo, é responsável em seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais. O etnocentrismo, de fato, é um fenômeno universal. É comum a crença de que a própria sociedade é o centro da humanidade, ou mesmo sua única expressão. [...] A dicotomia ‘nós e os outros’ expressa em níveis diferentes essa tendência. Dentro de uma mesma sociedade, a divisão ocorre sob a mesma forma de parentes e não parentes. Os primeiros são melhores por definição e recebem um tratamento diferenciado. [...] Comportamentos etnocêntricos resultam também em apreciações negativas dos padrões culturais de povos diferentes. Práticas de outros sistemas culturais são catalogadas como absurdas, deprimentes e imorais”.
    (LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p. 73-74.)
    Em resumo, Laraia tenta nos mostrar que:

     


     

    resolva Q71347    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q71347")    |   » Apostila de Sociologia 2025

     

     

    prancheta
    Q71348

    Sociologia   » Desigualdades de raça, classe e gênero

    Ano: 2018 Banca: NC-UFPR   Órgão: Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR)   Nível Médio   Prova: Aspirante da Polícia Militar

     

    No livro Mulheres, raça e classe, Angela Davis perfaz um caminho histórico e social da luta das mulheres nos Estados Unidos e como diferentes movimentos e campanhas possibilitaram a construção dos direitos e das pautas políticas de gênero naquele país. Numa das passagens da obra, em que aborda as campanhas pelo direito ao aborto, Davis afirma que “o controle de natalidade – escolha individual, métodos contraceptivos seguros, bem como abortos, quando necessário – é um pré-requisito fundamental para a emancipação das mulheres. [...] E se a campanha pelo direito ao aborto do início dos anos 1970 precisava ser lembrada de que mulheres de minorias étnicas queriam desesperadamente escapar dos charlatões de fundo de quintal, também deveria ter percebido que essas mesmas mulheres não estavam dispostas a expressar sentimentos pró-aborto. Elas eram a favor do direito ao aborto, o que não significava que fossem defensoras do aborto. Quando números tão grandes de mulheres negras e latinas recorrem a abortos, as histórias que relatam não são tanto sobre o desejo de ficar livres da gravidez, mas sobre as condições sociais miseráveis que as levam a desistir de trazer novas vidas ao mundo”.
    (DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016, p. 219-220.)
    Com base no texto, é correto concluir que:

     


     

    resolva Q71348    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q71348")    |   » Apostila de Sociologia 2025

     

     

    prancheta
    Q71349

    Sociologia   » Karl Marx e as Classes Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

    Ano: 2018 Banca: NC-UFPR   Órgão: Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR)   Nível Médio   Prova: Aspirante da Polícia Militar

     

    Em 1848, Karl Marx e Friedrich Engels publicaram o Manifesto Comunista. Segundo seus autores, “a burguesia desempenhou na História um papel iminentemente revolucionário. Onde quer que tenha conquistado o poder, a burguesia destruiu as relações feudais, patriarcais e idílicas. Rasgou todos os complexos e variados laços que prendiam ao homem feudal e seus superiores naturais, para só deixar subsistir, de homem para homem, o laço do frio interesse. [...] Fez da dignidade pessoal um simples valor de troca; substituiu as numerosas liberdades, conquistadas duramente, por uma única liberdade sem escrúpulos: a do comércio. Em uma palavra, em lugar da exploração dissimulada por ilusões religiosas e políticas, a burguesia colocou uma exploração aberta, direta, despudorada e brutal. [...] Tudo o que era sólido e estável se desmancha no ar, tudo o que era sagrado é profanado e os homens são obrigados finalmente a encarar sem ilusões a sua posição social e as suas relações com outros homens”.
    (MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O manifesto comunista. São Paulo: Boitempo, 2001, p. 42-43.)
    Com base nessa passagem de O Manifesto Comunista, assinale a alternativa correta.

     


     

    resolva Q71349    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q71349")    |   » Apostila de Sociologia 2025

     

     

    Veja mais Questões de Sociologia da Prova

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões Sociologia

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)

    Questões de Nível Médio 2025