< Direito Administrativo: Questões da prova 2016 para Analista Judiciário - Área Biblioteconomia do Concurso Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF 3)

Questões de Direito Administrativo Analista Judiciário - Área Biblioteconomia - Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF 3)

  • Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF 3)
  •  

    prancheta
    Q17475

     

    Carlos, servidor público do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, foi designado para exercer função de confiança no mencionado Tribunal. Cumpre salientar, todavia, que quando houve a publicação do ato de designação para a função de confiança, Carlos estava em licença. Nessa hipótese, conforme preceitua a Lei n° 8.112/1990, o início do exercício da função de confiança recairá no

     


     

    resolva Q17475    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q17475")    |   » Apostila de Direito Administrativo 2025

     

     

    prancheta
    Q17476

    Direito Administrativo   » Lei nº 8.112-1990 - Regime jurídico dos servidores públicos federais, Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990

     

    Ricardo, servidor público do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, foi condenado administrativamente à penalidade de demissão. Já seu colega Bernardo, também servidor público do Tribunal Regional Federal da 3ª Região e ocupante de cargo em comissão, foi condenado administrativamente à penalidade de destituição do cargo em comissão. Nos termos da Lei n° 8.112/1990, as mencionadas penalidades disciplinares foram aplicadas

     


     

    resolva Q17476    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q17476")    |   » Apostila de Direito Administrativo 2025

     

     

    prancheta
    Q17477

    Direito Administrativo   » Lei nº 8.112-1990 - Regime jurídico dos servidores públicos federais, Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990

     

    O processo disciplinar será conduzido por comissão composta de servidores estáveis, designados pela autoridade competente. A propósito do tema, considere:
    I. O processo disciplinar será conduzido por comissão composta de cinco servidores estáveis.
    II. A comissão terá como secretário servidor designado pelo seu presidente, não podendo a indicação recair em um de seus membros.
    III. Poderá participar de comissão de sindicância ou de inquérito, parente do acusado, em linha colateral, de terceiro grau.
    IV. As audiências das comissões terão caráter reservado.
    Nos termos da Lei n° 8.112/1990, está correto o que consta APENAS em 
     

     


     

    resolva Q17477    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q17477")    |   » Apostila de Direito Administrativo 2025

     

     

    prancheta
    Q17478

    Direito Administrativo   » Lei nº 8.112-1990 - Regime jurídico dos servidores públicos federais, Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990

     

    Débora, servidora pública do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, solicitou remoção para outra localidade, para acompanhar seu cônjuge, também servidor público federal, que foi deslocado no interesse da Administração. Nos termos da Lei n° 8.112/1990, a remoção de Débora 

     


     

    resolva Q17478    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q17478")    |   » Apostila de Direito Administrativo 2025

     

     

    prancheta
    Q17479

    Direito Administrativo   » Tipos e Modalidades – Concorrência, tomada de preços, convite, concurso e leilão, Dispensa de licitação, Inexigibilidade de licitação

     

    O Tribunal Regional Federal da 3ª Região pretende contratar empresa para a construção de obra de engenharia. Trata-se especificamente da reforma das instalações de espaço físico dentro do próprio Tribunal que, no futuro, será destinado a um restaurante, sendo o valor da contratação estimado em dez mil reais.
    Nesse caso, conforme preceitua a Lei n° 8.666/1993, a licitação é 
     

     


     

    resolva Q17479    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q17479")    |   » Apostila de Direito Administrativo 2025

     

     

    Veja mais Questões de Direito Administrativo da Prova

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões Direito Administrativo

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)

    Questões de Nível Médio 2025