< Filosofia: Questões da prova 2019 para Vestibular - Primeiro Dia e Segundo Dia do Concurso Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

Questões de Filosofia Vestibular - Primeiro Dia e Segundo Dia - Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

  • Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
  •  

    prancheta
    Q80976

    Filosofia   » Conceitos Filosóficos, Ontologia e a Natureza do ser

    Ano: 2019 Banca: INDEC   Órgão: Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)   Nível Médio   Prova: Vestibular - Primeiro Dia e Segundo Dia

     

          Dizem que Humboldt, naturalista do século XIX, maravilhado pela geografia, flora e fauna da região sul-americana, via seus habitantes como se fossem mendigos sentados sobre um saco de ouro, referindo-se a suas incomensuráveis riquezas naturais não exploradas. De alguma maneira, o cientista ratificou nosso papel de exportadores de natureza no que seria o mundo depois da colonização ibérica: enxergou-nos como territórios condenados a aproveitar os recursos naturais existentes.
    ACOSTA, A. Bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Elefante, 2016 (adaptado).
    A relação entre ser humano e natureza ressaltada no texto refletia a permanência da seguinte corrente filosófica: 

     


     

    resolva Q80976    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q80976")    |   » Apostila de Filosofia 2025

     

     

    prancheta
    Q80977

    Filosofia   » A Experiência do Sagrado

    Ano: 2019 Banca: INDEC   Órgão: Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)   Nível Médio   Prova: Vestibular - Primeiro Dia e Segundo Dia

     

          De fato, não é porque o homem pode usar a vontade livre para pecar que se deve supor que Deus a concedeu para isso. Há, portanto, uma razão pela qual Deus deu ao homem esta característica, pois sem ela não poderia viver e agir corretamente. Pode-se compreender, então, que ela foi concedida ao homem para esse fim, considerando-se que se um homem a usa para pecar, recairão sobre ele as punições divinas. Ora, isso seria injusto se a vontade livre tivesse sido dada ao homem não apenas para agir corretamente, mas também para pecar. Na verdade, por que deveria ser punido aquele que usasse sua vontade para o fim para o qual ela lhe foi dada?
    AGOSTINHO. O livre-arbítrio. In: MARCONDES, D. Textos básicos de ética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
    Nesse texto, o filósofo cristão Agostinho de Hipona sustenta que a punição divina tem como fundamento o(a)

     


     

    resolva Q80977    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q80977")    |   » Apostila de Filosofia 2025

     

     

    prancheta
    Q80978

    Filosofia   » O Sujeito Moderno

    Ano: 2019 Banca: INDEC   Órgão: Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)   Nível Médio   Prova: Vestibular - Primeiro Dia e Segundo Dia

     

          A lenda diz que, em um belo dia ensolarado, Newton estava relaxando sob uma macieira. Pássaros gorjeavam em suas orelhas. Havia uma brisa gentil. Ele cochilou por alguns minutos. De repente, uma maçã caiu sobre a sua cabeça e ele acordou com um susto. Olhou para cima. “Com certeza um pássaro ou um esquilo derrubou a maçã da árvore”, supôs. Mas não havia pássaros ou esquilos na árvore por perto. Ele, então, pensou: “Apenas alguns minutos antes, a maçã estava pendurada na árvore. Nenhuma força externa fez ela cair. Deve haver alguma força subjacente que causa a queda das coisas para a terra”.
    The English Enlightenment, p. 1-3, apud MARTINS, R. A. A maçã de Newton: história, lendas e tolices. In: SILVA, C. C. (org.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006. p. 169 (adaptado).
    Em contraponto a uma interpretação idealizada, o texto aponta para a seguinte dimensão fundamental da ciência moderna:

     


     

    resolva Q80978    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q80978")    |   » Apostila de Filosofia 2025

     

     

    prancheta
    Q80979

    Filosofia   » Maquiavel e O Príncipe, A Política

    Ano: 2019 Banca: INDEC   Órgão: Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)   Nível Médio   Prova: Vestibular - Primeiro Dia e Segundo Dia

     

    Para Maquiavel, quando um homem decide dizer a verdade pondo em risco a própria integridade física, tal resolução diz respeito apenas a sua pessoa. Mas se esse mesmo homem é um chefe de Estado, os critérios pessoais não são mais adequados para decidir sobre ações cujas consequências se tornam tão amplas, já que o prejuízo não será apenas individual, mas coletivo. Nesse caso, conforme as circunstâncias e os fins a serem atingidos, pode-se decidir que o melhor para o bem comum seja mentir.
    ARANHA, M. L. Maquiavel: a lógica da força. São Paulo: Moderna, 2006 (adaptado).
    O texto aponta uma inovação na teoria política na época moderna expressa na distinção entre

     


     

    resolva Q80979    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q80979")    |   » Apostila de Filosofia 2025

     

     

    prancheta
    Q80980

    Filosofia   » Conceitos Filosóficos, Razão: Inata ou Adquirida?

    Ano: 2019 Banca: INDEC   Órgão: Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)   Nível Médio   Prova: Vestibular - Primeiro Dia e Segundo Dia

     

    TEXTO I
    Considero apropriado deter-me algum tempo na contemplação deste Deus todo perfeito, ponderar totalmente à vontade seus maravilhosos atributos, considerar, admirar e adorar a incomparável beleza dessa imensa luz.
                           DESCARTES, R. Meditações. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

    TEXTO II
    Qual será a forma mais razoável de entender como é o mundo? Existirá alguma boa razão para acreditar que o mundo foi criado por uma divindade todo-poderosa? Não podemos dizer que a crença em Deus é “apenas” uma questão de fé.
                            RACHELS, J. Problemas da filosofia. Lisboa: Gradiva, 2009.
    Os textos abordam um questionamento da construção da modernidade que defende um modelo

     


     

    resolva Q80980    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q80980")    |   » Apostila de Filosofia 2025

     

     

    Veja mais Questões de Filosofia da Prova

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões Filosofia

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)

    Questões de Nível Médio 2025