< Direito Constitucional: Questões da prova 2016 para Administrador do Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Questões de Direito Constitucional Administrador - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
  •  

    prancheta
    Q83132

    Direito Constitucional   » Direitos da Nacionalidade

     

    Baseando-se na Constituição Federal de 1988, relacione os termos presentes no texto legal às suas respectivas correspondências.
    1. Brasileiros natos
    2. Brasileiros naturalizados
    ( ) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente, ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.
    ( ) os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigida aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral.
    ( ) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer um deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil.
    ( ) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país.
    ( ) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.
    A sequência correta é

     


     

    resolva Q83132    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q83132")    |   » Apostila de Direito Constitucional 2025

     

     

    prancheta
    Q83133

    Direito Constitucional   » Direitos Individuais

     

    Conforme a Constituição Federal de 1988, NÃO é um direito ou garantia prevista a todos os brasileiros e estrangeiros residentes no país:

     


     

    resolva Q83133    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q83133")    |   » Apostila de Direito Constitucional 2025

     

     

    Veja mais Questões de Direito Constitucional da Prova

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões Direito Constitucional

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)

    Questões de Nível Médio 2025