< Educação Física: Questões da prova 2019 para Professor de Educação Física do Concurso Prefeitura de Salvador (BA)

Questões de Educação Física Professor de Educação Física - Prefeitura de Salvador (BA)

  • Prefeitura de Salvador (BA)
  •  

    prancheta
    Q77934
    Ano: 2019 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas   Órgão: Prefeitura de Salvador (BA)   Nível Superior   Prova: Professor de Educação Física

     

    Leia o fragmento de texto a seguir.
    “A cultura lúdica é, antes de tudo, um conjunto de procedimentos que permitem tornar o jogo possível. [...] Dispor de uma cultura lúdica é dispor de um certo número de referências que permitem interpretar como jogo atividades que poderiam não ser vistas como tais por outras pessoas.”
            BROUGERE, G. A criança e a cultura lúdica. Revista da Faculdade de Educação. São Paulo, 1998.
    Ante o exposto, no contexto da Educação Física escolar, o trabalho com a cultura lúdica partilhada por alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental pode ser vantajoso, porque

     


     

    resolva Q77934    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q77934")    |   » Apostila de Educação Física 2025

     

     

    prancheta
    Q77935
    Ano: 2019 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas   Órgão: Prefeitura de Salvador (BA)   Nível Superior   Prova: Professor de Educação Física

     

    Uma aula deve ser organizada em três momentos: início, meio e fim, que apesar de terem características próprias, se relacionam entre si. Além disto, o objetivo a ser trabalhado, deve ser contemplado em todas as partes da aula e não apenas na parte principal, como tradicionalmente se faz no âmbito da Educação Física escolar.
    Em uma aula cujo objetivo é o trabalho com dimensões procedimentais, conceituais e atitudinais da capoeira, assinale o exemplo que mais condiz com a perspectiva apresentada no plano de aula.

     


     

    resolva Q77935    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q77935")    |   » Apostila de Educação Física 2025

     

     

    prancheta
    Q77936
    Ano: 2019 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas   Órgão: Prefeitura de Salvador (BA)   Nível Superior   Prova: Professor de Educação Física

     

    A compreensão sobre como os processos de aprendizagem e desenvolvimento motor acontecem é subsídio potente para o professor de Educação Física escolar. Neste sentido, é importante que o professor conheça as fases e estágios do desenvolvimento motor, uma vez que tal compreensão permite um planejamento de ensino adequado às possibilidades dos alunos em cada faixa-etária.
    Sobre as fases motoras, assinale a opção que as apresenta ordenadamente.

     


     

    resolva Q77936    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q77936")    |   » Apostila de Educação Física 2025

     

     

    prancheta
    Q77937
    Ano: 2019 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas   Órgão: Prefeitura de Salvador (BA)   Nível Superior   Prova: Professor de Educação Física

     

    Questão Anulada

    Em nossa história recente, potências mundiais utilizavam o esporte como instrumento para dominação simbólica sobre outras nações. O sucesso era propagandeado não apenas como uma vitória técnico-esportiva, mas como a superioridade de toda uma nação – e um sistema político – em relação àquela que fosse subjugada.
    A dimensão sociocultural do esporte deve estar presente nas aulas de Educação Física escolar, porque o fenômeno esportivo

     


     

    resolva Q77937    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q77937")    |   » Apostila de Educação Física 2025

     

     

    Veja mais Questões de Educação Física da Prova

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões Educação Física

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)

    Questões de Nível Médio 2025