< 4.252 Questões de Direito Administrativo (Todos os Assuntos) para Concursos | Simulado de Direito Administrativo atualizado em 02-06-2025

4.252 Questões de Direito Administrativo (Todos os Assuntos) 2025

Questões Atualizadas de Direito Administrativo (Todos os Assuntos)

  • Prefeitura de São Felipe D'Oeste (RO)
  •  

    prancheta
    Q71647

    Direito Administrativo   » Atos de Improbidade Administrativa e suas Sanções, Improbidade administrativa - Lei 8.429/92

    Ano: 2020 Banca: IBADE   Órgão: Prefeitura de São Felipe D'Oeste (RO)   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    A Lei nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa) prevê a punição do agente público com o ressarcimento integral do dano (se houver), perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, entre outras penalidades, quando o agente público pratica ato de improbidade administrativa que:

     


     

    resolva Q71647    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q71647")    |   » Apostila de Direito Administrativo 2025

     

     

  • Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Avaré (AVAREPREV)
  •  

    prancheta
    Q70481

     

    Nos termos do que prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar no 101/2000), se verificado, ao final de um bimestre, que a realização da receita poderá não comportar o cumprimento das metas de resultado primário ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais, o Município deverá limitar o empenho e movimentação financeira, segundo os critérios fixados pela lei de diretrizes orçamentárias. Todavia, o referido diploma legal estabelece, expressamente, nessa situação, que não serão objeto de limitação as despesas que constituam obrigações constitucionais e legais do Município, inclusive aquelas destinadas ao pagamento de

     


     

    resolva Q70481    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q70481")    |   » Veja Apostilas Vunesp 2025

     

     

    prancheta
    Q70480

     

    Assinale a alternativa que contempla, corretamente, uma atribuição do Tribunal de Contas da União. 

     


     

    resolva Q70480    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q70480")    |   » Veja Apostilas Vunesp 2025

     

     

    prancheta
    Q70479

     

    Em face da reforma da previdência social, aprovada recentemente pelo Congresso Nacional, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Avaré decidiu contratar uma agência de publicidade, para fazer uma ampla campanha publicitária para explicar à população e aos servidores públicos quais mudanças foram aprovadas, como elas afetarão os funcionários municipais e qual a economia que será gerada aos cofres públicos, bem como decidiu-se incluir, nessa licitação, a contratação de assessoria de imprensa para intermediação do Instituto com os órgãos da mídia. Nessa situação meramente hipotética, considerando a referida iniciativa do Instituto, bem como a legislação pertinente ao tema, assinale a alternativa correta.

     


     

    resolva Q70479    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q70479")    |   » Veja Apostilas Vunesp 2025

     

     

    prancheta
    Q70478

     

    Considerando o disposto na Lei nº 8.666/1993, assinale a alternativa correta sobre os contratos administrativos.

     


     

    resolva Q70478    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q70478")    |   » Veja Apostilas Vunesp 2025

     

     

    Compartilhe:

    Veja mais Questões de Direito Administrativo

     

    Compartilhe Questões de Direito Administrativo - Todos os Assuntos

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)

    Questões de Nível Médio 2025