2523 Questões de Direito Penal (Todas os Assuntos) 2024

Questões de Direito Penal

  • Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
  •  

    prancheta
    Q92383

    Direito Penal   » Livramento condicional , Requisitos para a concessão , Crimes contra a dignidade sexual

     

    No dia 31/12/2020, na casa da genitora da vítima, Fausto, com 39 anos, enquanto conversava com Ana Vitória, de 12 anos de idade, sem violência ou grave ameaça à pessoa, passava as mãos nos seios e nádegas da adolescente, conduta flagrada pela mãe da menor, que imediatamente acionou a polícia, sendo Fausto preso em flagrante.
    Preocupada com eventual represália e tendo interesse em ver o autor do fato punido, em especial porque sabe que Fausto cumpre pena em livramento condicional por condenação com trânsito em julgado pelo crime de latrocínio, a família de Ana Vitória procura você, na condição de advogado(a), para esclarecimento sobre a conduta praticada.
    Por ocasião da consulta jurídica, deverá ser esclarecido que o crime em tese praticado por Fausto é o de

     


     

    resolva Q92383    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q92383")    |   » Apostila de Direito Penal 2024

     

    *gabarito » clique em resolva Q92383

     

    prancheta
    Q92382

    Direito Penal   » Legislação Penal Especial , Lei de Armas (Estatuto do Desarmamento) – Lei nº 10.826 de 2003 e Decretos Regulamentares

     

    Breno, policial civil, estressado em razão do trabalho, resolveu acampar em local deserto, no meio de uma trilha cercada apenas por vegetação. Após dois dias, já sentindo o tédio do local deserto, longe de qualquer residência, para distrair a mente, pegou sua arma de fogo, calibre permitido, devidamente registrada e cujo porte era autorizado, e efetuou um disparo para o alto para testar a capacidade da sua mão esquerda, já que, a princípio, seria destro. 
    Ocorre que, em razão do disparo, policiais militares realizaram diligência e localizaram o imputado, sendo apreendida sua arma de fogo e verificado que um dos números do registro havia naturalmente se apagado em razão do desgaste do tempo.
    Confirmados os fatos, Breno foi denunciado pelos crimes de porte de arma de fogo com numeração suprimida e disparo de arma de fogo (Art. 15 e Art. 16, §1º, inciso IV, ambos da Lei nº 10.826/03, em concurso material).
    Após a instrução, provados todos os fatos acima narrados, você, como advogado(a) de Breno, deverá requerer, sob o ponto de vista técnico, em sede de alegações finais, 

     


     

    resolva Q92382    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q92382")    |   » Apostila de Direito Penal 2024

     

    *gabarito » clique em resolva Q92382

     

    prancheta
    Q92381

    Direito Penal   » Noções Fundamentais , Lei penal no tempo

     

    Questão Anulada
    Em razão de grande evento de caráter religioso que ocorreria no país, com previsão de chegada de milhares de estrangeiros, foi editada uma lei estabelecendo que, durante o prazo de vigência da norma, que seria de 02 de fevereiro de 2019 até 02 de setembro de 2019, os crimes de furto qualificado pelo concurso de pessoas passariam a ser punidos com pena de reclusão de 03 a 10 anos e multa, afastando−se o preceito secundário anterior, que fixava pena de 02 a 08 anos de reclusão e multa. Após cessar a vigência da lei, em 02 de setembro de 2019, o crime de furto qualificado pelo concurso de pessoas voltou a ser punido com pena de 02 a 08 anos de reclusão.
    Carlos foi preso em flagrante pela prática do crime de furto qualificado em 03 de janeiro de 2019, sendo proferida sentença condenatória em 02 de setembro de 2019, ocasião em que o juiz afirmou que fixava a pena base no mínimo legal, qual seja, 03 anos de pena privativa de liberdade, já que é a norma em vigor neste momento.
    Por sua vez, João foi preso em flagrante, também pela prática do crime de furto qualificado, por fatos que teriam ocorrido em 05 de maio de 2019, sendo sua sentença proferida em 12 de setembro de 2019. Na ocasião, o juiz condenou João, fixando a pena mínima de 03 anos de reclusão, já que era a norma em vigor na data do fato.
    Carlos e João procuram você, na condição de advogado(a), para esclarecimentos.
    Considerando apenas as informações narradas, com base nas previsões legais e constitucionais sobre sucessão de leis no tempo, você deverá informar aos clientes que
     

     


     

    resolva Q92381    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q92381")    |   » Apostila de Direito Penal 2024

     

    *gabarito » clique em resolva Q92381

     

    prancheta
    Q92380

    Direito Penal   » Crimes contra a administração pública , Corrupção passiva , Prevaricação

     

    Para satisfazer sentimento pessoal, já que tinha grande relação de amizade com Joana, Alan, na condição de funcionário público, deixou de praticar ato de ofício em benefício da amiga. O supervisor de Alan, todavia, identificou o ocorrido e praticou o ato que Alan havia omitido, informando os fatos em procedimento administrativo próprio.
    Após a conclusão do procedimento administrativo, o Ministério Público denunciou Alan pelo crime de corrupção passiva consumado, destacando que a vantagem obtida poderia ser de qualquer natureza para tipificação do delito.
    Confirmados os fatos durante a instrução, caberá à defesa técnica de Alan pleitear sob o ponto de vista técnico, no momento das alegações finais,
     

     


     

    resolva Q92380    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q92380")    |   » Apostila de Direito Penal 2024

     

    *gabarito » clique em resolva Q92380

     

    prancheta
    Q92281

    Direito Penal   » Crimes contra a vida , Homicídio

     

    Questão Anulada
    Joana, sob influência do estado puerperal, levanta da cama do quarto do hospital, onde estava internada após o parto, com o propósito de matar seu filho recém-nascido, que se encontrava no berçário. Aproveitando-se da distração do segurança que, ao sair para ir ao banheiro, deixara sua arma sobre a mesa no corredor, Joana pega a arma e se dirige até o vidro do berçário.
    Lá chegando, identifica o berço de seu filho, aponta a arma e efetua o disparo. Ocorre que, devido ao tranco da arma, Joana erra o disparo e atinge o berço onde estava o filho de Maria.
    Acerca do caso, é correto afirmar que Joana responderá pelo crime de

     


     

    resolva Q92281    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q92281")    |   » Apostila de Direito Penal 2024

     

    *gabarito » clique em resolva Q92281

     

    Compartilhe:

    Apostilas de Matérias Isoladas e Técnicas

    Para Todos os Concursos