Questões de Matemática: Função Exponencial 2025


 


Questoes de Matemática: Função Exponencial

  • Enem
  •  

    prancheta
    Q15987
    Ano: 2016 Banca: INEP   Órgão: Enem   Nível Médio   Prova: Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia (2ª Aplicação)

     

        O governo de uma cidade está preocupado com a possível epidemia de uma doença infectocontagiosa causada por bactéria. Para decidir que medidas tomar, deve calcular a velocidade de reprodução da bactéria. Em experiências laboratoriais de uma cultura bacteriana, inicialmente com 40 mil unidades, obteve-se a fórmula para a população:
    p(t) = 40 • 23t em que t é o tempo, em hora, e p(t) é a população, em milhares de bactérias.
    Em relação à quantidade inicial de bactérias, após 20 min, a população será 
     

     


     

    resolva Q15987    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q15987")    |   » Apostila de Matemática 2025

     

     

    prancheta
    Q16026
    Ano: 2016 Banca: INEP   Órgão: Enem   Nível Médio   Prova: Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia (2ª Aplicação)

     

    Admita que um tipo de eucalipto tenha expectativa de crescimento exponencial, nos primeiros anos após seu plantio, modelado pela função y(t) = at -1, na qual y representa a altura da planta em metro, t é considerado em ano, e a é uma constante maior que 1 . O gráfico representa a função y
    questões de concursos - Enem - 2017
    Admita ainda que y(0) fornece a altura da muda quando plantada, e deseja-se cortar os eucaliptos quando as mudas crescerem 7,5 m após o plantio.
    O tempo entre a plantação e o corte, em ano, é igual a  

     


     

    resolva Q16026    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q16026")    |   » Apostila de Matemática 2025

     

     

  • Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx)
  •  

    prancheta
    Q21832
    Ano: 2016 Banca: EsPCEx   Órgão: Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx)   Nível Médio   Prova: Cadete do Exército - 2º Dia

     

    O número N de bactérias de uma cultura é dado em função do tempo t (em minutos), pela fórmula N(t)=(2,5)1,2t . Considere log10 2=0,3, o tempo (em minutos) necessário para que a cultura tenha 1084 bactérias é

     


     

    resolva Q21832    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q21832")    |   » Apostila de Matemática 2025

     

     

  • Serviço Social do Comércio Departamento Regional do Pará (SESC PA)
  •  

    prancheta
    Q31988
    Ano: 2016 Banca: CONED   Órgão: Serviço Social do Comércio Departamento Regional do Pará (SESC PA)   Nível Superior   Prova: Encarregado Administrativo

     

    Qual a soma das raízes ou zeros da função exponencial abaixo?
    F(x) = 22x-3 – 3. 2x-1 + 4

     


     

    resolva Q31988    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q31988")    |   » Apostila de Matemática 2025

     

     

  • Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PM MG)
  •  

    prancheta
    Q13646
    Ano: 2015  Órgão: Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PM MG)   Nível Médio   Prova: Soldado da Polícia Militar

     

    Na lei n(t) =15000. \left ( \frac{3}{2} \right )^{t-k}, sendo K uma constante real, está representada a população n(t) que um pequeno município terá daqui a t anos, contados a partir de hoje. Sabendo que a população atual do município é de 10.000 habitantes, podemos afirmar que k vale:

     


     

    resolva Q13646    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q13646")    |   » Apostila de Matemática 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)