Questões de Direito Constitucional: Previdência Social 2025


 


Questoes de Direito Constitucional: Previdência Social

  • OAB
  •  

    prancheta
    Q41122
    Ano: 2018 Banca: FGV   Órgão: OAB   Nível Superior   Prova: Exame de Ordem Unificado - XXV - Primeira Fase

     

    Após uma vida dura de trabalho, Geraldo, que tem 80 anos, encontra-se doente em razão de um problema crônico nos rins e não possui meios de prover a própria manutenção.
    Morando sozinho e não possuindo parentes vivos, sempre trabalhou, ao longo da vida, fazendo pequenos biscates, jamais contribuindo com a previdência social.
    Instruído por amigos, procura um advogado para saber se o sistema jurídico-constitucional prevê algum meio assistencial para pessoas em suas condições.
    O advogado informa a Geraldo que, segundo a Constituição Federal,  

     


     

    resolva Q41122    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q41122")    |   » Apostila de Direito Constitucional 2025

     

     

  • Departamento de Polícia Federal
  •  

    prancheta
    Q53437
    Ano: 2018 Banca: CESPE UnB   Órgão: Departamento de Polícia Federal   Nível Superior   Prova: Papiloscopista Policial Federal

     

    A respeito dos direitos de ordem social, julgue o item que segue.

    A assistência social, ao contrário da previdência social, é prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social.

     


     

    resolva Q53437    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q53437")    |   » Apostila de Direito Constitucional 2025

     

     

  • Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina (DPE SC)
  •  

    prancheta
    Q28938
    Ano: 2017 Banca: FCC   Órgão: Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina (DPE SC)   Nível Superior   Prova: Defensor Público Substituto

     

    No que tange à Assistência Social na Constituição Federal de 1988, considere:
    I. A assistência social será prestada a quem dela necessitar, mediante contribuição à seguridade social.
    II. A assistência social tem por objetivo a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa com deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei.
    III. As ações governamentais na área da assistência social serão organizadas com base na descentralização político-administrativa, cabendo a coordenação e as normas gerais à esfera federal e a coordenação e a execução dos respectivos programas às esferas estadual e municipal, bem como a entidades beneficentes e de assistência social.
    IV. É obrigatório aos Estados e ao Distrito Federal vincular a programa de apoio à inclusão e promoção social até cinco décimos por cento de sua receita tributária líquida.
    Está correto o que se afirma APENAS em 

     


     

    resolva Q28938    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q28938")    |   » Apostila de Direito Constitucional 2025

     

     

  • Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
  •  

    prancheta
    Q5490
    Ano: 2016 Banca: CESPE UnB   Órgão: Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)   Nível Superior  

     

    Julgue o item a seguir, que se referem aos direitos e garantias fundamentais previstos na CF e à administração pública.
    Considerando-se a CF, é correto afirmar que, no cálculo do benefício previdenciário de um servidor do INSS que esteja licenciado do cargo para exercer mandato de deputado federal, os valores serão determinados como se ele estivesse no exercício do cargo na referida autarquia.

     


     

    resolva Q5490    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q5490")    |   » Apostila de Direito Constitucional 2025

     

     

    prancheta
    Q5589
    Ano: 2016 Banca: CESPE UnB   Órgão: Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)   Nível Superior  

     

    Com referência à CF e às políticas de seguridade, julgue o item subsecutivo.
    Na organização da seguridade social, o objetivo da universalidade da cobertura e do atendimento diz respeito, mais diretamente, à política de previdência social, dada a superação de sua lógica securitária.

     


     

    resolva Q5589    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q5589")    |   » Apostila de Direito Constitucional 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)