Questões de Estatuto da Advocacia e da OAB: Da Sociedade de Advogados 2025


 


Questoes de Estatuto da Advocacia e da OAB: Da Sociedade de Advogados

  • Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
  •  

    prancheta
    Q82719

     

    A sociedade de advogados “A e B Advogados” está sediada no Rio de Janeiro. Entretanto, em razão das circunstâncias de mercado dos seus clientes, verificou que seria necessário ao bom desempenho das suas atividades profissionais constituir uma filial em São Paulo.
    No que se refere ao ato de constituição da filial e a atuação dos sócios, assinale a afirmativa correta.

     


     

    resolva Q82719    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q82719")    |   » Apostila de Estatuto da Advocacia e da OAB 2025

     

     

    prancheta
    Q66407
    Ano: 2020 Banca: FGV   Órgão: OAB   Nível Superior   Prova: XXXI Exame de Ordem Unificado

     

    Os sócios Antônio, Daniel e Marcos constituíram a sociedade Antônio, Daniel & Marcos Advogados Associados, com sede em São Paulo e filial em Brasília.
    Após desentendimentos entre eles, Antônio constitui sociedade unipessoal de advocacia, com sede no Rio de Janeiro. Marcos, por sua vez, retira-se da sociedade Antônio, Daniel & Marcos Advogados Associados.
    Sobre a situação apresentada, assinale a afirmativa correta.

     


     

    resolva Q66407    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q66407")    |   » Apostila de Estatuto da Advocacia e da OAB 2025

     

     

    prancheta
    Q66410
    Ano: 2020 Banca: FGV   Órgão: OAB   Nível Superior   Prova: XXXI Exame de Ordem Unificado

     

    A sociedade Antônio, Breno, Caio & Diego Advogados Associados é integrada, exclusivamente, pelos sócios Antônio, Breno, Caio e Diego, todos advogados regularmente inscritos na OAB.
    Em um determinado momento, Antônio vem a falecer. Breno passa a exercer mandato de vereador, sem figurar entre os integrantes da Mesa Diretora da Câmara Municipal ou seus substitutos legais. Caio passa a exercer, em caráter temporário, função de direção em empresa concessionária de serviço público.
    Considerando esses acontecimentos, assinale a afirmativa correta.

     


     

    resolva Q66410    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q66410")    |   » Apostila de Estatuto da Advocacia e da OAB 2025

     

     

    prancheta
    Q59234
    Ano: 2019 Banca: FGV   Órgão: OAB   Nível Superior   Prova: Exame de Ordem Unificado XXIX - Primeira Fase

     

    A Sociedade de Advogados X pretende associar-se aos advogados João e Maria, que não a integrariam como sócios, mas teriam participação nos honorários a serem recebidos.
    Sobre a pretensão da Sociedade de Advogados X, de acordo com o disposto no Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, assinale a afirmativa correta. 

     


     

    resolva Q59234    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q59234")    |   » Apostila de Estatuto da Advocacia e da OAB 2025

     

     

    prancheta
    Q49674
    Ano: 2018 Banca: FGV   Órgão: OAB   Nível Superior   Prova: Exame de Ordem Unificado - XXVI - Primeira Fase

     

    O advogado Pasquale integra a sociedade de advogados X, juntamente com três sócios. Todavia, as suas funções na aludida sociedade apenas ocupam parte de sua carga horária semanal disponível. Por isso, a fim de ocupar o tempo livre, o advogado estuda duas propostas: de um lado, pensa em criar, paralelamente, uma sociedade unipessoal de advocacia; de outro, estuda aceitar a oferta, proposta pela sociedade de advogados Y, de integrar seus quadros.
    Considerando que todas as pessoas jurídicas mencionadas teriam sede na mesma área territorial de um Conselho Seccional da OAB, assinale a afirmativa correta.

     


     

    resolva Q49674    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q49674")    |   » Apostila de Estatuto da Advocacia e da OAB 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)