Questões de Arquitetura: Normas e Condutas Projetuais 2025


 


Questoes de Arquitetura: Normas e Condutas Projetuais

  • Prefeitura de Novo Hamburgo (RS)
  •  

    prancheta
    Q77329
    Ano: 2020 Banca: Instituto AOCP   Órgão: Prefeitura de Novo Hamburgo (RS)   Nível Superior   Prova: Arquiteto

     

    A RDC nº 51, de 6 de outubro de 2011, dispõe sobre os requisitos mínimos para análise, avaliação e aprovação dos projetos físicos de estabelecimentos de saúde no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) e dá outras providências. Sobre essa resolução, assinale a alternativa correta.

     


     

    resolva Q77329    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q77329")    |   » Apostila de Arquitetura 2025

     

     

    prancheta
    Q77331
    Ano: 2020 Banca: Instituto AOCP   Órgão: Prefeitura de Novo Hamburgo (RS)   Nível Superior   Prova: Arquiteto

     

    Segundo a RDC nº 50, de 21 de fevereiro de 2002, no Regulamento técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde, o ambiente Internação intensiva-UTI / CTI é obrigatório em hospitais terciários e em hospitais secundários com capacidade para quantos leitos? 

     


     

    resolva Q77331    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q77331")    |   » Apostila de Arquitetura 2025

     

     

    prancheta
    Q77332
    Ano: 2020 Banca: Instituto AOCP   Órgão: Prefeitura de Novo Hamburgo (RS)   Nível Superior   Prova: Arquiteto

     

    Para dimensionamento, quantificação e instalações prediais dos ambientes dos estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS), a RDC nº 50, de 21 de fevereiro de 2002, no Regulamento técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde, traz os aspectos espaciais estritamente relacionados com as diversas atribuições e atividades, a partir de uma listagem extensa dos ambientes próprios para os EAS, reunidos em tabelas por grupos de atividades. Sobre a elaboração de um programa arquitetônico para uma EAS, assinale a alternativa correta.

     


     

    resolva Q77332    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q77332")    |   » Apostila de Arquitetura 2025

     

     

    prancheta
    Q77333
    Ano: 2020 Banca: Instituto AOCP   Órgão: Prefeitura de Novo Hamburgo (RS)   Nível Superior   Prova: Arquiteto

     

    A ABNT NBR 14712 – Elevadores elétricos e hidráulicos — Elevadores de carga, monta-cargas e elevadores de maca — Requisitos de segurança para construção e instalação – traz recomendações para os elevadores de maca, os quais podem ser utilizados nos estabelecimentos assistenciais de saúde. Assinale a alternativa que indica uma recomendação correta de acordo com a NBR citada.

     


     

    resolva Q77333    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q77333")    |   » Apostila de Arquitetura 2025

     

     

    prancheta
    Q77342
    Ano: 2020 Banca: Instituto AOCP   Órgão: Prefeitura de Novo Hamburgo (RS)   Nível Superior   Prova: Arquiteto

     

    A ocorrência de um incêndio em um Estabelecimento Assistencial de Saúde (EAS) coloca em risco a saúde de todos os seus ocupantes, em especial dos pacientes que se encontram fragilizados, tendo em vista as possíveis dificuldades de locomoção. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), coordenadora do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), publicou um manual para fornecer orientações sobre prevenção e combate a incêndios em serviços de saúde. Sobre a compartimentação horizontal e vertical como sistema de segurança contra incêndio, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) corretas(s).
    I. Recomenda-se que as áreas ou ambientes de alto risco, como cozinhas, lavanderias, laboratórios, entre outros, sejam adequadamente compartimentados (horizontal e verticalmente) do restante da edificação através de barreiras corta-fogo com TRRF indicado e não possuam comunicação direta com as rotas de fuga, devendo assim ser providos de antecâmaras.
    II. Pela severidade do impacto de um eventual sinistro, verifica-se que o centro cirúrgico, o centro obstétrico, a unidade coronariana e as unidades de terapia intensivas apresentam necessidades de um tratamento diferenciado, tanto pelas condições clínicas dos pacientes quanto pelo esperado impacto nas condições de funcionamento dos EAS e reflexos financeiros, uma vez que são áreas geradoras de importantes receitas para as instituições.
    III. Será considerada quebra de compartimentação vertical a interligação de até 3 pisos ou pavimentos consecutivos, por intermédio de átrio, escadas, rampas de circulação ou escadas rolantes, independente do somatório da área dos seus pavimentos.

     


     

    resolva Q77342    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q77342")    |   » Apostila de Arquitetura 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)