Questões de Direito da Criança e do Adolescente: Direitos Fundamentais no ECA 2025


 


Questoes de Direito da Criança e do Adolescente: Direitos Fundamentais no ECA

  • OAB
  •  

    prancheta
    Q57855
    Ano: 2019 Banca: FGV   Órgão: OAB   Nível Superior   Prova: Exame de Ordem Unificado - XXVIII - Primeira Fase

     

    Carla, de 11 anos de idade, com os pais destituídos do poder familiar, cresce em entidade de acolhimento institucional faz dois anos, sem nenhum interessado em sua adoção habilitado nos cadastros nacional ou internacional.
    Sensibilizado com a situação da criança, um advogado, que já possui três filhos, sendo um adotado, deseja acompanhar o desenvolvimento de Carla, auxiliando-a nos estudos e, a fim de criar vínculos com sua família, levando-a para casa nos feriados e férias escolares.

    De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, de que forma o advogado conseguirá obter a convivência temporária externa de Carla com sua família?  

     


     

    resolva Q57855    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q57855")    |   » Apostila de Direito da Criança e do Adolescente 2025

     

     

    prancheta
    Q59272
    Ano: 2019 Banca: FGV   Órgão: OAB   Nível Superior   Prova: Exame de Ordem Unificado XXIX - Primeira Fase

     

    Asdrúbal praticou feminicídio contra sua esposa Ermingarda, com quem tinha três filhos, dois menores de 18 anos e um maior.

    Nesse caso, quanto aos filhos, assinale a afirmativa correta. 

     


     

    resolva Q59272    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q59272")    |   » Apostila de Direito da Criança e do Adolescente 2025

     

     

  • Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPE PE)
  •  

    prancheta
    Q38020
    Ano: 2018 Banca: CESPE UnB   Órgão: Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPE PE)   Nível Superior   Prova: Defensor Público

     

    A respeito dos direitos fundamentais da criança e do adolescente, considere as asserções apresentadas a seguir.
    I Adolescente com treze anos de idade poderá ser mantido em centro de formação de categoria de base de clube de futebol profissional, no caso de a família do adolescente residir no interior e o centro de formação situar-se na capital do estado.
    II A Constituição Federal de 1988 assegura aos adolescentes e jovens o direito à profissionalização, embora proíba o trabalho infantil.
    Assinale a opção correta.

     


     

    resolva Q38020    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q38020")    |   » Apostila de Direito da Criança e do Adolescente 2025

     

     

  • Prefeitura de Caxias
  •  

    prancheta
    Q44692
    Ano: 2018 Banca: INST MACHADO DE ASSIS   Órgão: Prefeitura de Caxias   Nível Médio   Prova: Guarda Municipal

     

    Com relação ao disposto na Lei Federal Nº 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente) criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos, EXCETO:

     


     

    resolva Q44692    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q44692")    |   » Apostila de Direito da Criança e do Adolescente 2025

     

     

    prancheta
    Q44694
    Ano: 2018 Banca: INST MACHADO DE ASSIS   Órgão: Prefeitura de Caxias   Nível Médio   Prova: Guarda Municipal

     

    Com relação ao disposto na Lei Federal Nº 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente) , Art. 68, entende-se por trabalho educativo a atividade laboral em que as exigências pedagógicas relativas ao desenvolvimento pessoal e social do educando prevalecem sobre o aspecto:

     


     

    resolva Q44694    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q44694")    |   » Apostila de Direito da Criança e do Adolescente 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)