Questões de Direito da Criança e do Adolescente: Direito à profissionalização e à proteção no trabalho 2025


 


Questoes de Direito da Criança e do Adolescente: Direito à profissionalização e à proteção no trabalho

  • Secretaria de Estado da Administração e da Previdência do Paraná (SEAP PR)
  •  

    prancheta
    Q83638

     

    O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n° 8.069/1990) aborda o direito à profissionalização e à proteção no trabalho. No que diz respeito a esse tema, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
    ( ) Na condição de aprendiz, o adolescente poderá trabalhar a partir dos 12 anos. ( ) Ao adolescente aprendiz, respeitada a idade prevista legalmente, são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários. ( ) Ao adolescente portador de deficiência é assegurado trabalho protegido.
    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

     


     

    resolva Q83638    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q83638")    |   » Apostila de Direito da Criança e do Adolescente 2025

     

     

    prancheta
    Q83639

     

    A Lei n° 8.069/1990, denominada “Estatuto da Criança e do Adolescente”, determinada que deverão ser observados alguns aspectos no exercício do direito à profissionalização e à proteção no trabalho pelo adolescente. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo:
    I. Tratamento desigual entre adolescentes homens e mulheres. II. Averiguação dos antecedentes e experiência prévia. III. Capacitação profissional adequada ao mercado de trabalho.
    Assinale a alternativa que apresenta corretamente aspectos que deverão ser observados.

     


     

    resolva Q83639    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q83639")    |   » Apostila de Direito da Criança e do Adolescente 2025

     

     

  • Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Avaré (AVAREPREV)
  •  

    prancheta
    Q70489

     

    No que diz respeito ao direito à profissionalização e à proteção no trabalho das crianças e dos adolescentes, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, é permitido, ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não governamental, o trabalho 

     


     

    resolva Q70489    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q70489")    |   » Veja Apostilas Vunesp 2025

     

     

  • Prefeitura de Santo Antônio do Sudoeste (PR)
  •  

    prancheta
    Q78765
    Ano: 2020 Banca: UNIFIL   Órgão: Prefeitura de Santo Antônio do Sudoeste (PR)   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

    Com relação ao direito de crianças e adolescentes à profissionalização e à proteção no trabalho, assinale a alternativa incorreta.  

     


     

    resolva Q78765    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q78765")    |   » Apostila de Direito da Criança e do Adolescente 2025

     

     

  • Prefeitura de Birigui (SP)
  •  

    prancheta
    Q76043
    Ano: 2019 Banca: VUNESP   Órgão: Prefeitura de Birigui (SP)   Nível Superior   Prova: Professor

     

    Com relação à Profissionalização e à Proteção no Trabalho, conforme a Lei Federal no 8.069/90, pode-se afirmar corretamente que

     


     

    resolva Q76043    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q76043")    |   » Veja Apostilas Vunesp 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)