Questões de Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia: Libâneo 2025


 


Questoes de Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia: Libâneo

  • Prefeitura de Fortaleza
  •  

    prancheta
    Q54733
    Ano: 2016  Órgão: Prefeitura de Fortaleza   Nível Superior   Prova: Pedagogia

     

    Segundo José Carlos Libâneo, compõem as Tendências Pedagógicas Progressistas: 

     


     

    resolva Q54733    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q54733")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia 2025

     

     

  • Minas Gerais Administração e Serviços S/A (MGS)
  •  

    prancheta
    Q31826
    Ano: 2015 Banca: IBFC   Órgão: Minas Gerais Administração e Serviços S/A (MGS)   Nível Superior   Prova: Pedagogo

     

    De acordo com Libâneo (1994, p. 56) “o ato pedagógico pode ser, então definido como uma atividade sistemática de interação entre seres sociais tanto no nível intrapessoal como no nível de influência do meio, interação esta que se configura numa ação exercida sobre os sujeitos ou grupos'. Diante dessa citação do autor, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

     


     

    resolva Q31826    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q31826")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IF SE)
  •  

    prancheta
    Q2390

     

    O Decreto 2.208/97 regulamenta a educação profissional no Brasil, segundo Libâneo (2003), há necessidade de se fortalecer a rede pública com a criação de Centros Públicos de Formação Profissional que permitam a articulação da política nacional de formação profissional com a política nacional de:

     


     

    resolva Q2390    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q2390")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

  • Secretaria de Estado da Educação do Acre (SEE AC)
  •  

    prancheta
    Q30290
    Ano: 2014 Banca: FUNCAB   Órgão: Secretaria de Estado da Educação do Acre (SEE AC)   Nível Superior   Prova: Professor de Linguagens

     

    Segundo o entendimento de que “cada aula é uma situação didática específica, na qual objetivos e conteúdos se combinam com métodos e formas didáticas, visando fundamentalmente propiciar a assimilação ativa de conhecimentos e habilidades pelos alunos.” (LIBÂNEO, J.C .São Paulo: Cortez, , amelhor definição de aula seria: 2009, p. 178)

     


     

    resolva Q30290    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q30290")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

  • Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet - RJ)
  •  

    prancheta
    Q1657
    Ano: 2010 Banca: EXATUS   Órgão: Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet - RJ)   Nível Superior  

     

    Para o professor J. Carlos Libâneo, “educar (em latim, educare) é conduzir de um estado a outro, é modificar numa certa direção o que é suscetível de educação”. Com isto, o ato pedagógico pode:

    I - Ser definido como uma atividade sistemática de interação entre seres sociais, tanto no nível intrapessoal como no nível da influência do meio.
    II - Ser uma interação que não se configura numa ação exercida sobre sujeitos ou grupos de sujeitos com o objetivo de modificar a condição da existência.
    III - Visar mudanças tão eficazes que os tornem elementos inativos da ação exercida sobre os mesmos.
    IV - Estar na imbricação entre a mensagem e o educando, propiciada pelo seu agente.

    Dentre as afirmações acima, está(ão) correta(s):

     


     

    resolva Q1657    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q1657")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)