Questões de Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia: Paulo Freire 2025


 


Questoes de Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia: Paulo Freire

  • Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet - RJ)
  •  

    prancheta
    Q1626
    Ano: 2010 Banca: EXATUS   Órgão: Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet - RJ)   Nível Superior  

     

    A pedagogia da autonomia destaca o pensamento do educador Paulo Freire. Esta pedagogia, ressalta a emancipação do homem mediante a educação libertadora que privilegia a conscientização e busca a compreensão da realidade com a ciência, com a arte, com a fé, com a filosofia e com a história. As afirmativas abaixo referem-se a educação libertadora, exceto:

     


     

    resolva Q1626    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q1626")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q1630
    Ano: 2010 Banca: EXATUS   Órgão: Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet - RJ)   Nível Superior  

     

    Na concepção de educação bancária de Paulo Freire: I - O educador é o que educa, os educandos, os que são educados.
    II - O educador é o que sabe, os educandos, os que não sabem.
    III - O educador é o que pensa os educandos, os pensados.
    IV - O educador é partícipe do processo em conjunto com o educando.

    Dentre as afirmações acima, é correto afirmar que:

     


     

    resolva Q1630    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q1630")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q1672
    Ano: 2010 Banca: EXATUS   Órgão: Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet - RJ)   Nível Superior  

     

    Paulo Freire ressaltava a relevância do alfabetizando ser o sujeito da alfabetização. Neste sentido ele buscava ultrapassar o aspecto puramente metodológico da questão, ao levar em conta:

     


     

    resolva Q1672    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q1672")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q1674
    Ano: 2010 Banca: EXATUS   Órgão: Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet - RJ)   Nível Superior  

     

    As tendências pedagógicas originam-se de movimentos sociais e filosóficos, num dado momento histórico, que acabem por propiciar a união das práticas didático-pedagógicas, com os desejos e aspirações da sociedade de forma a favorecer o conhecimento, sem contudo querer ser uma verdade única e absoluta. Seu conhecimento se reveste de especial importância para o professor que deseja construir sua prática. Neste sentido é correto afirmar que as tendências pedagógicas estão divididas em Liberais e Progressistas, sendo assim classificadas: 1 - LIBERAIS: Pedagogia Tradicional: O papel da escola é para o preparo intelectual, Iniciou-se no século XIX e domina grande parte do século XX. Inclui tendências e manifestações diversas. Pedagogia Tecnicista: Determinada pela crescente industrialização. Desenvolveu-se na Segunda metade do século XX nos Estados Unidos e no Brasil de 1960 a 1979. Pedagogia Renovada: É a chamada Pedagogia Nova, conhecida como movimento do Escolanovismo ou Escola Nova, origina-se na Europa e Estados Unidos, no final do século XIX, influenciando o Brasil por volta dos anos 1930. 2 - PROGRESSISTAS: Pedagogia Libertadora: Parte de uma análise crítica das realidades sociais, sustentando as finalidades sócio-políticas da educação. Iniciou-se nos anos 1960. Pedagogia Libertária: Procura a independência teórica-metodológica. Dá maior ênfase às experiências se autogestão, à prática da não diretividade e à autonomia. Pedagogia Histórico-Crítica: Surge no fim dos anos 1970, em contraposição à escola que reproduz o sistema e as desigualdades sociais. Dê ênfase às relações interpessoais e ao crescimento que delas resulta, centrado no desenvolvimento da personalidade do indivíduo, em seus processos de construção e organização pessoal da realidade e em sua capacidade de atuar como uma pessoa integrada. 3 - LIBERAIS: Pedagogia Libertadora: Parte de uma análise crítica das realidades sociais, sustentando as finalidades sócio-políticas da educação. Iniciou-se nos anos 1960. Pedagogia Libertária: Procura a independência teórica-metodológica. 4 - PROGRESSISTAS: Pedagogia Renovada: Procura a independência teórica-metodológica. Dá maior ênfase às experiências se autogestão. De acordo com as afirmativas acima, podemos destacar como corretas:

     


     

    resolva Q1674    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q1674")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)