Questões de Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica 2025


 


Questoes de Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica

  • Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  •  

    prancheta
    Q26919
    Ano: 2017 Banca: COPESE   Órgão: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)   Nível Superior   Prova: Tradutor Intérprete de Libras

     

    Segundo o MEC (2007), o ensino fundamental e a educação infantil são duas etapas extremamente importantes para o desenvolvimento integral do ser humano. Os estímulos que uma criança recebe nos primeiros anos de vida definem seu sucesso escolar e seu desenvolvimento.
    Nesse sentido, assume-se, então, que a educação a ser oferecida para as crianças com necessidades educativas especiais não pode ser olhada como um sistema paralelo à educação geral, e sim fazer como um conjunto de recursos pedagógicos e de serviços de apoio que facilite a aprendizagem de todos (Oliveira, 2005). Com base na afirmação de Oliveira (2005), é CORRETO afirmar:  

     


     

    resolva Q26919    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q26919")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTF PR)
  •  

    prancheta
    Q29176
    Ano: 2017  Órgão: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTF PR)   Nível Superior   Prova: Pedagogo

     

    Segundo o documento Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, a educação especial está voltada para alunos com:

     


     

    resolva Q29176    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q29176")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q29188
    Ano: 2017  Órgão: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTF PR)   Nível Superior   Prova: Pedagogo

     

    As Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) são espaços localizados nas escolas de educação básica, onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado AEE. Sobre este tema, analise as afirmativas a seguir.
    I) O AEE pode ocorrer fora do espaço escolar, assim, a frequência do aluno matriculado no ensino básico será garantida com o processo pedagógico adaptado.
    II) O AEE desenvolve um currículo flexível com crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais, facilitando a inclusão na escola regular.
    III) A organização e a garantia de serviços de apoio pedagógico especializado, ou de qualquer alternativa encontrada, são da competência das escolas que é regulamentada pelos conselhos de Educação.
    IV) Todos os professores que trabalham em classes regulares podem atuar em serviço de apoio pedagógico especializado, caso a SRM localiza na mesma escola de atuação.
    V) São constituídas de materiais didáticos e pedagógicos sem adaptações para que seja favorecida a inclusão.
    Estão corretas apenas:

     


     

    resolva Q29188    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q29188")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q29190
    Ano: 2017  Órgão: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTF PR)   Nível Superior   Prova: Pedagogo

     

    Um aluno com matrícula regular é identificado com uma necessidade educacional e requer um apoio especializado. Em relação à tomada de decisões quanto ao atendimento necessário, a escola deve realizar, com assessoramento técnico, avaliação do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Em tese, deve contar com:

     


     

    resolva Q29190    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q29190")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

  • Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJ PE)
  •  

    prancheta
    Q32366
    Ano: 2017 Banca: IBFC   Órgão: Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJ PE)   Nível Superior   Prova: Analista Judiciário - Pedagogia

     

    Existem diferentes acepções de currículo, mas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (DCNEB) optam pelos conceitos de Moreira e Candau (2006) que elucidam uma amplitude de preocupação [...].
    Analise as proposições a seguir sobre a base teórica sinalizada acima, presente na estrutura das DCNEB atribuindo-lhes valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
    ( ) Conjunto de práticas que proporcionam a produção e a circulação de significados nos diferentes espaços sociais.
    ( ) Consumo de significados no espaço social que contribuem, intensamente, para a construção de identidades sociais e culturais.
    ( ) Criação de identidades de sujeitos que educam e são educados.
    ( ) Currículo está intimamente atrelado à cultura e as diversas formas de se observá-la.
    Assinale alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.  

     


     

    resolva Q32366    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q32366")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)