Questões de Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia: Legislação da Educação 2025


 


Questoes de Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia: Legislação da Educação

  • Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  •  

    prancheta
    Q31377
    Ano: 2012 Banca: PaqTcPB   Órgão: Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    Analise as proposições abaixo referentes à gestão democrática das escolas no Brasil:
    I - Um dos princípios de gestão democrática da educação básica, previstos na LDB 9.394/96, é a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.
    II - A LDB 9.394/96 assegura o direito de participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
    III - De acordo com a LDB 9.394/96, todos os diretores de escolas da educação básica devem ser indicados pelo secretário da educação do município ou do estado.
    Está(ão) correta(s):

     


     

    resolva Q31377    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q31377")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q31378
    Ano: 2012 Banca: PaqTcPB   Órgão: Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    Sobre as obrigações dos estabelecimentos de ensino, previstas na LDB 9.394/96, é INCORRETO afirmar que:

     


     

    resolva Q31378    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q31378")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q31379
    Ano: 2012 Banca: PaqTcPB   Órgão: Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    Sobre as competências dos Estados e Municípios em relação à Educação, prevista na LDB 9.394/96, analise as proposições abaixo:
    I - Cabe aos Municípios oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental.
    II - Aos Estados é conferida a responsabilidade de assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem.
    III - O Distrito Federal deve assumir as competências referentes aos Estados e aos Municípios.
    Está(ão) corretas:

     


     

    resolva Q31379    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q31379")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q31380
    Ano: 2012 Banca: PaqTcPB   Órgão: Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    Em relação à política de valorização do profissional de educação no Brasil, analise as proposições abaixo:
    I - A formação profissional inicial de professores ainda é um desafio a ser alcançado em algumas regiões do Brasil.
    II - Há uma política de formação continuada de professores assegurada pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB.
    III - A formação sistemática do professorado indígena não é assegurada pela legislação educacional brasileira.
    Está(ão) correta(s):

     


     

    resolva Q31380    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q31380")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

  • Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet - RJ)
  •  

    prancheta
    Q1618
    Ano: 2010 Banca: EXATUS   Órgão: Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet - RJ)   Nível Superior  

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    Sobre as modalidades especiais de educação a LDB 9394/96 define:

    I - A educação especial é oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para portadores de necessidades educacionais especiais.
    II - A oferta de Educação de jovens e adultos que não puderam efetuar os estudos na idade regular está regulamentada na LDB 9394/96.
    III - A Educação Profissional deve estar acessível tanto ao aluno matriculado ou egresso do ensino fundamental, médio e superior quanto ao trabalhador em geral, jovem ou adulto.
    IV - A Educação a distância deve ser oferecida em todos os níveis e modalidades de ensino, em regime especial, por instituições credenciadas pela União.
    Dentre as afirmativas acima citadas, está(ão) correta(s):

     


     

    resolva Q1618    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q1618")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)