Questões de Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia: A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil 2025


 


Questoes de Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia: A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil

  • Prefeitura de Curitiba
  •  

    prancheta
    Q58130
    Ano: 2019 Banca: NC-UFPR   Órgão: Prefeitura de Curitiba   Nível Superior   Prova: Professor de Educação Infantil

     

    O binômio cuidar e educar, entendido como um processo único, evidencia nessas ações dimensões profundamente imbricadas que se complementam, exigindo do profissional que atua com a criança pequena a compreensão de que, ao cuidar se educa e, educando se cuida. Levando em consideração essa afirmação e tendo como parâmetro as indicações no documento “Sinais de Alerta: a educação e o cuidado permanente das crianças” (SME Curitiba), para observá-las em seu desenvolvimento pleno e integral, com atenção às suas especificidades e necessidades individuais, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

    ( ) Na organização do tempo para os momentos de atenção pessoal, a professora precisa garantir a possibilidade de realizar um ritual que envolva a criança pequena nas ações de cuidado, despertando-a para a consciência de si, pela nomeação do corpo, dos sentimentos e da necessidade do asseio para o seu bem-estar.
    ( ) O cuidado do bebê pelo adulto exige disponibilidade emocional, o que implica certa empatia que lhe permite desenvolver afeto e interesse por introduzir o bebê no mundo da cultura, pela palavra que antecipa, acalma e envolve, enquanto o gesto acolhe e dirige a ação para atendê-lo em sua necessidade.
    ( ) Alguns sinais que devem preocupar os professores acerca da visão de bebês: não brinca com as mãos na frente dos olhos, deixa de explorar partes do corpo (ex.: levar o pé à boca) e de interagir com as pessoas pelo contato visual.
    ( ) Num ambiente preparado para crianças de 3 anos realizarem desafios de movimentação com objetos diversos dispostos em suportes – tablados e mesas –, a professora deve estar alerta quanto a alguns desajustes ou disfunções no desenvolvimento neuropsicomotor delas que podem se manifestar: esbarrar em muitos obstáculos, derrubar objetos e não conseguir agarrá-los, não brincar de encaixar, rosquear ou empilhar.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.  

     


     

    resolva Q58130    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q58130")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia 2025

     

     

  • Prefeitura de São Luís
  •  

    prancheta
    Q40252
    Ano: 2017 Banca: CESPE UnB   Órgão: Prefeitura de São Luís   Nível Superior   Prova: Conhecimentos Básicos - Cargos de Magistério I e II

     

    Com relação à rotina na educação infantil, assinale a opção correta.

     


     

    resolva Q40252    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q40252")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q40253
    Ano: 2017 Banca: CESPE UnB   Órgão: Prefeitura de São Luís   Nível Superior   Prova: Conhecimentos Básicos - Cargos de Magistério I e II

     

    A respeito da importância do espaço na educação infantil, assinale a opção correta. 

     


     

    resolva Q40253    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q40253")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)