Questões de Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia: A Formação Continuada do Professor 2025


 


Questoes de Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia: A Formação Continuada do Professor

  • Secretaria de Educação e do Esporte de Alagoas
  •  

    prancheta
    Q40877
    Ano: 2018 Banca: CESPE UnB   Órgão: Secretaria de Educação e do Esporte de Alagoas   Nível Superior   Prova: Professor de Biologia

     

    O dia a dia de uma escola apresenta situações que deveriam acabar com preconceitos ou minimizá-los, rever atitudes e valores que estejam em desacordo com os direitos humanos. A respeito desse assunto, julgue o próximo item.
    A competência dos professores advinda da formação superior e continuada pode contribuir para a superação de preconceitos e formas de discriminação no ambiente escolar.

     


     

    resolva Q40877    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q40877")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

  • Prefeitura de Garça
  •  

    prancheta
    Q49099
    Ano: 2018 Banca: VUNESP   Órgão: Prefeitura de Garça   Nível Superior   Prova: Professor de Educação Básica

     

    Weiz (2002) afirma que a formação do professor, tanto a inicial como a continuada, deve ser voltada a tornar o professor capaz de desentranhar as teorias que guiam a prática pedagógica real. O desvelamento dessas teorias em inúmeras situações de observação e análise da prática de sala de aula é o mais sólido instrumento para formar o tipo de profissional

     


     

    resolva Q49099    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q49099")    |   » Veja Apostilas Vunesp 2025

     

     

  • Prefeitura de Fortaleza
  •  

    prancheta
    Q54703
    Ano: 2018  Órgão: Prefeitura de Fortaleza   Nível Superior   Prova: Professor Substituto - Pedagogia

     

    A multidimensionalidade do processo educacional requer, do docente, decisões complexas e diversificadas, de natureza pedagógica e política, que, em grande parte, extrapolam o espaço escolar. Tardif, Lessard e Lahaye (1991) defendem quatro saberes docentes imprescindíveis ao profissional docente. Os saberes que se reportam, por um lado, a determinados conhecimentos que não auxiliam diretamente o docente a ensinar, mas, por outro, o informam a respeito de várias facetas ligadas à sua ocupação ou à educação em geral, são os saberes docentes:

     


     

    resolva Q54703    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q54703")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia 2025

     

     

  • Prefeitura de Cuiabá
  •  

    prancheta
    Q55075
    Ano: 2018 Banca: SELECON   Órgão: Prefeitura de Cuiabá   Nível Superior   Prova: Nutricionista

     

    Bruna é professora, tendo concluído sua graduação em Letras (licenciatura plena) e, posteriormente, realizado Especialização Lato Sensu na área de Educação. Nos termos da Lei nº 220/2010 do município de Cuiabá, ela será classificada como professora:

     

     


     

    resolva Q55075    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55075")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia 2025

     

     

  • Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)
  •  

    prancheta
    Q21048
    Ano: 2017 Banca: CESPE UnB   Órgão: Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)   Nível Superior   Prova: Conhecimentos Básicos - Cargos 1,3 a 26

     

    Com relação à influência do contexto sociocultural nas tendências pedagógicas, julgue o item a seguir.
    Na formação continuada dos professores, a coordenação pedagógica deve considerar as diferentes tendências pedagógicas, a fim de tornar a ação educativa cada vez mais consciente sobre que sociedade se deseja construir.

     


     

    resolva Q21048    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q21048")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)