Questões de Atualidades: Economia Nacional 2025


 


Questoes de Atualidades: Economia Nacional

  • Prefeitura de Mairiporã
  •  

    prancheta
    Q55998
    Ano: 2019 Banca: INSTITUTO MAIS   Órgão: Prefeitura de Mairiporã   Nível Médio   Prova: Guarda Civil Municipal

     

    O acordo anunciado no dia 17 de dezembro entre a ______________ e a Embraer prevê que esta terá participação de 20% na nova empresa de aviação comercial. Mas a Embraer pode, a qualquer momento, vender sua fatia e sair totalmente do negócio. (Portal Uol. Adaptado).
    Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
     

     


     

    resolva Q55998    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55998")    |   » Apostila de Atualidades 2025

     

     

  • Prefeitura de Salvador
  •  

    prancheta
    Q59630
    Ano: 2019 Banca: FGV   Órgão: Prefeitura de Salvador   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

    questões de concursos Prefeitura de Salvador 2019
    O Brasil enfrentou uma forte crise econômica entre abril de 2014 e dezembro de 2016, e, ao longo desse período, ocorreu uma retração do Produto Interno Bruto (PIB).
    Sobre as causas da crise 2014-2016, assinale a opção correta.

     


     

    resolva Q59630    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q59630")    |   » Apostila de Atualidades 2025

     

     

  • PM-SP
  •  

    prancheta
    Q62019
    Ano: 2019 Banca: VUNESP   Órgão: PM-SP   Nível Médio   Prova: Soldado da Polícia Militar

     

    O saldo da balança comercial em 2018 foi de US$ 58,3 bilhões. Em 02 de janeiro de 2019, de acordo com o Ministério da Economia, esse é o “segundo melhor desempenho do comércio externo registrado desde 1989”. O saldo contabiliza a diferença entre as exportações e as importações.
              (Agência Brasil. https://bit.ly/30wCP53. Acesso em 17.06.2019. Adaptado)

    A respeito do comércio externo brasileiro, pode-se afirmar que

     


     

    resolva Q62019    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q62019")    |   » Veja Apostilas Vunesp 2025

     

     

  • Juazeiro Do Norte
  •  

    prancheta
    Q62492
    Ano: 2019 Banca: CETREDE   Órgão: Juazeiro Do Norte   Nível Superior   Prova: Engenheiro Civil

     

    Realizado a cada dez anos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Censo Agropecuário divulgado em 2018, tendo como base o ano de 2017, apontou que ocorreu um considerável agravamento dos problemas do campo brasileiro. O principal entrave levantado pelo relatório foi o aumento da concentração fundiária no país. Sabendo disso, analise as afirmativas a seguir sobre as principais consequências da concentração de terras para o quadro socioeconômico brasileiro.
    I. A redução do emprego no campo é um dos impactos mais agressivos gerados pela situação fundiária no Brasil. Entre 2006 e 2017, a população economicamente ativa ocupada na agricultura teve cerca de 1,5 milhão de postos de trabalho eliminados.
    II. Embora o desemprego tenha crescido nas áreas rurais brasileiras, a população campesina tem crescido cada vez mais. O relatório do Censo Agropecuário de 2017 mostra que, mesmo com a diminuição das perspectivas no campo, os trabalhadores rurais, intimidados com o inchaço das favelas nas grandes cidades, têm optado por permanecer em seus lugares de origem. Tal situação tem provocado a intensificação da miséria e da precariedade de vida do homem do campo.
    III. Durante o período analisado, ocorreu um expressivo aumento da mecanização: o número de tratores aumentou 50%, mas o número de estabelecimentos que possuem tratores ainda é muito baixo: são menos de 15%. A concentração, portanto, não é só de terras, mas também de tecnologia.
    Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S). 

     


     

    resolva Q62492    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q62492")    |   » Apostila de Atualidades 2025

     

     

  • Câmara Municipal de São José dos Campos
  •  

    prancheta
    Q43335
    Ano: 2018 Banca: VUNESP   Órgão: Câmara Municipal de São José dos Campos   Nível Médio   Prova: Técnico Legislativo

     

    Ao divulgar seu balanço, a Embraer fez curta menção às discussões com a empresa americana para combinação de negócios, sem dar mais detalhes sobre as alternativas que estão sendo analisadas. A empresa afirma que “as negociações continuam em andamento e uma eventual estrutura estará sujeita à aprovação do governo brasileiro, dos órgãos reguladores nacionais e internacionais e das duas companhias. Não há garantia de que a referida combinação de negócios venha a ser concretizada”.
    (Valor, 08.03.2018. Disponível em:  . Adaptado)
    A notícia faz referência às negociações entre a Embraer e a

     


     

    resolva Q43335    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q43335")    |   » Veja Apostilas Vunesp 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)