Questões de Atualidades: Economia Nacional 2025


 


Questoes de Atualidades: Economia Nacional

  • Tribunal de Justiça do Amazonas
  •  

    prancheta
    Q43946
    Ano: 2018 Banca: IESES   Órgão: Tribunal de Justiça do Amazonas   Nível Superior   Prova: Titular de Serviços de Notas e de Registros - Provimento

     

    É certo afirmar:
    I. A crise na Petrobras levou a criação de uma lei que retirou da empresa e exclusividade de explorar o petróleo do pré-sal e levantou discussões sobre a perda da soberania nacional no setor.
    II. Propiciada pelo desenvolvimento tecnológico, a economia colaborativa tem revolucionado a forma de consumo, mas, por ser insipiente ela ainda não afetou setores tradicionais e as relações de trabalho.
    III. Ainda que o agronegócio tenha apresentado retração em 2016, ele é um dos motores da economia do Brasil, tendo batido recorde na safra de grãos no ano de 2017 ajudando a diminuir a inflação.
    IV. A grande razão da superlotação dos presídios no Brasil é a eficiência do seu sistema jurídico condenatório que se vê desacompanhado do sistema executivo em criar novas vagas para os presos assim condenados.
    Analisando as proposições, pode-se afirmar:

     


     

    resolva Q43946    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q43946")    |   » Apostila de Atualidades 2025

     

     

  • Fundação Caixa Beneficente dos Servidores da Universidade de Taubaté (Funcabes)
  •  

    prancheta
    Q48702
    Ano: 2018 Banca: PROMUN   Órgão: Fundação Caixa Beneficente dos Servidores da Universidade de Taubaté (Funcabes)   Nível Médio   Prova: Escriturário

     

    Preços disparam, e alimentos perecíveis sornem de mercados
    “Os preços de frutas e legumes dispararam na CEAGESP. Supermercados não fizeram reajustes, mas alguns itens perecíveis acabaram. Segundo o setor, serão necessários 10 dias para a normalização dos estoques.” A notícia acima, publicada no Jornal Folha de S. Paulo, na primeira página, no dia 26 de maio de 2018 e divulgada pela mídia, refere-se ã crise no abastecimento de gêneros alimentícios no Estado de São Paulo, decorrente: 

     


     

    resolva Q48702    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q48702")    |   » Apostila de Atualidades 2025

     

     

  • Prefeitura de Rio Das Antas
  •  

    prancheta
    Q48712
    Ano: 2018 Banca: FEPESE   Órgão: Prefeitura de Rio Das Antas   Nível Superior   Prova: Advogado

     

    O PIB é uma medida dos bens e serviços que um país, uma região, um Estado produz em um determinado período. Segundo a Prefeitura de Rio das Antas, com base no IBGE (2015) o PIB anual do Município é: 

     


     

    resolva Q48712    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q48712")    |   » Apostila de Atualidades 2025

     

     

  • Polícia Civil do Estado de São Paulo
  •  

    prancheta
    Q48729
    Ano: 2018 Banca: VUNESP   Órgão: Polícia Civil do Estado de São Paulo   Nível Médio   Prova: Auxiliar de Papiloscopia Policial

     

    O presidente da Petrobras, Pedro Parente, pediu demissão na manhã desta sexta-feira (1o de junho de 2018) em caráter “irrevogável e irretratável”. Parente ficou exatamente dois anos no comando da Petrobras, já que tomou posse no dia 1o de junho de 2016.
    (G1, 1 jun.18. Disponível em: . Adaptado)
    A decisão de Pedro Parente, ocorrida após a paralisação dos caminhoneiros, teve como fundamento

     


     

    resolva Q48729    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q48729")    |   » Veja Apostilas Vunesp 2025

     

     

  • Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social de Roraima (SETRABES)
  •  

    prancheta
    Q49543
    Ano: 2018 Banca: UERR   Órgão: Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social de Roraima (SETRABES)   Nível Médio   Prova: Agente Sócio-Orientador

     

    “Em seu desenvolvimento concreto, a busca de novas fronteiras de expansão impôs a intensificação da concorrência capitalista. Na contramão das superstições dos “economistas do mercado”, a intensificação da concorrência culminou na centralização dos capitais mediante a farra das fusões e aquisições. A centralização do poder em um grupo restrito de grandes empresas foi acompanhada da concentração da renda e da riqueza. No mesmo movimento, o encolhimento do espaço jurídico-político ocupado pelos Estados Nacionais debilitou a soberania popular. Nos países desenvolvidos, foram revertidas as tendências à maior igualdade – tanto no interior das classes sociais quanto entre elas – observadas no período que vai do fim da Segunda Guerra até meados dos anos 1970. Desenjaulada, a Coisa desembestou, liberando os impulsos mais profundos de sua natureza. Os bem-sucedidos acumulam “tempo livre” sob a forma de capital fictício (títulos que representam direitos à apropriação da renda e da riqueza), enquanto para os mais fracos a “liberação” do esforço se apresenta como a ameaça permanente do desemprego, a crescente insegurança e precariedade das novas ocupações, a exclusão social” (Carta Capital em tempo real, 30 de março de 2018). A crítica citada no texto está relacionada ao processo de:

     


     

    resolva Q49543    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q49543")    |   » Apostila de Atualidades 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)