Questões de Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia: Educação e Filosofia 2025


 


Questoes de Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia: Educação e Filosofia

  • Secretaria de Estado da Administração e Recursos Humanos do Governo do Rio Grande do Norte
  •  

    prancheta
    Q7341

     

    “Da perspectiva neoliberal, a educação está submetida a uma visão de mundo nitidamente economicista." Acerca do exposto, NÃO é consequência do neoliberalismo na educação:

     


     

    resolva Q7341    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q7341")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

  • Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDUC ES)
  •  

    prancheta
    Q45176
    Ano: 2016 Banca: FCC   Órgão: Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDUC ES)   Nível Superior   Prova: Professor

     

    “Para não se estabelecer uma univocidade conceitual ou qualquer outro tipo de doutrinação teórico-valorativa que desrespeite a pluralidade de pontos de vista filosóficos, os eixos visam a oferecer diretrizes claras e objetivas para a prática docente e trazem uma abertura para opções teóricas, conceituais e de aplicabilidades conforme a escolha do educador de filosofia. Cabe a esse fazer continuamente uma checagem de qual a melhor estratégia didático-metodológica para o processo de aprendizagem do filosofar”.
    “A liberdade de opção teórico valorativa não restringe seu papel formador (o da filosofia), muito pelo contrário, as doutrinações é que podem sufocar a própria possibilidade do filosofar e, paradoxalmente, impedir um diálogo com as outras disciplinas, principalmente com as áreas de humanas”. 
    Os dois excertos acima constam no documento “Currículo Básico Escola Estadual, Ensino Médio, v. 3: Área Ciências Humanas” (2009) na parte relativa à Filosofia do Estado do Espírito Santo. 
    Considere as afirmações abaixo
    I. Afirma-se que muita liberdade teórica e valorativa atrapalha o papel formador da filosofia, visto que pode gerar confusões conceituais e de opções nos jovens estudantes.
    II. Qualquer tipo de doutrinação deve ser banido do ensino de filosofia.
    III. Cabe ao professor de filosofia, como educador, checar quais os melhores conteúdos devem ser oferecidos aos alunos afim de se garantir uma boa univocidade conceitual, cabível num processo formativo de cunho filosófico.
    IV. A filosofia, como um saber específico não deve se preocupar com diálogos com as demais ciências, nem mesmo com as ciências humanas.
    V. A doutrinação é o que sufoca ou impede o próprio filosofar e não a liberdade de escolhas teóricas e valorativas as quais, por sua vez, não limitam o papel formativo da filosofia. 
    Está correto o que se afirma APENAS em  

     


     

    resolva Q45176    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q45176")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)