Questões de Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia: Teorias curriculares 2025


 


Questoes de Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia: Teorias curriculares

  • Prefeitura de Maceió
  •  

    prancheta
    Q26807
    Ano: 2017 Banca: COPEVE   Órgão: Prefeitura de Maceió   Nível Superior   Prova: Professor - Educação Infantil

     

    As questões sobre o currículo estão no centro das discussões atuais. Segundo Marisa Vorraber Costa (2001), as teorias curriculares expressam determinadas visões de mundo e de currículo. Na teoria pós-crítica, o currículo precisa levar em consideração, principalmente,

     


     

    resolva Q26807    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q26807")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

  • Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  •  

    prancheta
    Q26871
    Ano: 2017 Banca: NC-UFPR   Órgão: Universidade Federal do Paraná (UFPR)   Nível Superior   Prova: Técnico em Assuntos Educacionais

     

    Sobre a concepção de currículo de acordo com a perspectiva crítico-emancipatória, assinale a alternativa correta.

     


     

    resolva Q26871    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q26871")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

  • Secretaria de Estado da Administração e Recursos Humanos do Governo do Rio Grande do Norte
  •  

    prancheta
    Q7329

     

    Algumas teorias sobre o currículo apresentam‐se como teorias tradicionais, procuram ser neutras, enquanto outras, chamadas teorias críticas e pós‐críticas, argumentam que nenhuma teoria é neutra ou desinteressada, mas que implica relações de poder e demonstra a preocupação com as conexões entre saber, identidade e poder. As diferentes teorias do currículo se diferenciam, inclusive, pela ênfase que dão à natureza da aprendizagem, do conhecimento, da cultura, da sociedade, enfim, à natureza humana. Considerando as teorias citadas, relacione‐as adequadamente com suas respectivas características.
    1. Teoria tradicional.

    2. Teoria crítica.

    3. Teoria pós‐crítica.

    (     ) As relações de gênero constituem um dos enfoques mais presentes nesta teoria, que questionam, não apenas as desigualdades de classes sociais.

    (     ) Preocupam‐se em desenvolver conceitos que permitem compreender, com base em uma análise marxista, o que o currículo faz. No desenvolvimento desses conceitos, existe uma ligação entre educação e ideologia.  

    (     ) Procura ser científica e objetiva, tendo como principal foco identificar os objetivos da educação escolarizada, formar o trabalhador especializado ou proporcionar à população uma educação geral, acadêmica.

    (     ) Esta teoria faz análise do currículo multiculturalista que destaca a diversidade das formas culturais do mundo contemporâneo. O multiculturalismo, mesmo sendo considerado estudo da antropologia, mostra que nenhuma cultura pode ser julgada superior a outra.  

    (     ) A tarefa dos especialistas em currículo, nesta teoria, consiste em fazer um levantamento das habilidades, em desenvolver currículos que permitam que essas habilidades fossem desenvolvidas e, finalmente, em planejar e elaborar instrumentos de medição para dizer com precisão se elas foram aprendidas.  

    (     ) As bases desta teoria são estudos sociológicos, filosóficos e antropológicos, sendo as ideias de Marx bastante marcantes. A partir dessas ideias, o currículo passou a ser um espaço de poder, um meio pelo qual é reproduzida e mantida uma ideologia dominante, podendo também ser um espaço de construção, de libertação e de autonomia.

    A sequência está correta em

     


     

    resolva Q7329    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q7329")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)