Questões de Enfermagem: APH-Atendimento Pré-Hospitalar 2025


 


Questoes de Enfermagem: APH-Atendimento Pré-Hospitalar

  • Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Mato Grosso (SEJUDH)
  •  

    prancheta
    Q29915
    Ano: 2017 Banca: IBADE   Órgão: Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Mato Grosso (SEJUDH)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Um paciente adulto, vítima de traumatism o cranioencefálico (TCE) apresenta abertura ocular mediante estimulo doloroso, emite sons incompreensíveis diante do estímulo verbal e reage ao estímulo motor com flexão anormal (decorticação) dos membros inferiores. Aplicando os valores da escala de coma de Glasgow pode-se afirmar que esse paciente apresenta: 

     


     

    resolva Q29915    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q29915")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)
  •  

    prancheta
    Q29966
    Ano: 2017 Banca: UFMT - CCEV   Órgão: Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    O.C.T, 18 anos, sofreu colisão frontal de moto versus carro. Apresenta-se sentado no local do acidente, sem capacete, Escala de Coma de Glasgow (ECG) 14, muito comunicativo, porém confuso, pouco dispneico, hipocorado e muito ansioso. A vítima retira a camiseta já rasgada, e é identificada uma lesão aberta em hemitórax D de aproximadamente 5 cm de diâmetro e pequena hemorragia local. A equipe de socorro chega ao local e inicia os primeiros socorros à vítima politraumatizada. De acordo com o protocolo de Atendimento Pré-Hospitalar ao Traumatizado (PHTLS), assinale a conduta adequada.

     


     

    resolva Q29966    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q29966")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras
  •  

    prancheta
    Q31897
    Ano: 2017 Banca: CESGRANRIO   Órgão: Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem do Trabalho Júnior

     

    O profissional de enfermagem deve conhecer as patologias, bem como as situações de urgência e emergência clínicas. As medidas a serem tomadas dependem da situação identificada.
    Dessa maneira, um paciente que apresenta taquipneia, dispneia, tosse, sensação de opressão torácica, hipoxemia relativa e taquicardia pode estar na seguinte situação:

     


     

    resolva Q31897    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q31897")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (CISSUL)
  •  

    prancheta
    Q32525
    Ano: 2017 Banca: IBGP   Órgão: Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (CISSUL)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    A gravidez causa alterações anatômicas e fisiológicas em diversos sistemas do organismo da gestante. Essas mudanças alteram o padrão de possíveis lesões e podem tornar a avaliação da gestante vítima de trauma. Sobre as alterações na gestante e a repercussão na avaliação do socorrista, analise as afirmativas abaixo:
    I- A frequência cardíaca da gestante diminui cerca de 15 a 20 batimentos por minuto abaixo do normal no terceiro trimestre.
    II- Se houver indicação de imobilização de coluna, deve ser elevado o lado direito da prancha de 10 a 15cm, mantendo-a inclinada.
    III- O peristaltismo fica diminuído, de modo que a comida pode ficar no estômago por muitas horas após a alimentação, aumentando o risco de vômito seguido de aspiração.
    IV- A reanimação adequada da mãe é a chave para a sobrevivência da mãe e do feto.

    Estão CORRETAS as afirmativas.

     


     

    resolva Q32525    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q32525")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IF PE)
  •  

    prancheta
    Q7728
    Ano: 2016  Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IF PE)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro do Trabalho

     

    O atendimento pré-hospitalar exige dos profissionais de saúde treinamento contínuo e atualização frequente para lidar com agilidade e segurança nas emergências com pacientes graves, politraumatizados. Dentre as emergências médicas mais comuns está o choque hipovolêmico, que poderá levar o paciente ao óbito em pouco tempo. Sobre esse assunto, analise as proposições abaixo.

     

    I. A princípio, todo doente politraumatizado em choque é portador, até segunda ordem, de choque hipovolêmico hemorrágico.

    II. Na presença de instabilidade hemodinâmica, a solução mais indicada para a reposição volêmica é o Soro Ringer Lactato, aquecido a 39°C, e deve ser feito, preferencialmente, através de acesso periférico.

    III. São sinais de choque hipovolêmico: pulso fraco, cianose de extremidades, anemia, pele fria e frequência respiratória abaixo de 16 ciclos/min.

    IV. No atendimento pré-hospitalar, suporte básico de vida, de pacientes com hemorragia externa, a primeira medida é o controle da perda sanguínea através de compressão da ferida e posterior emprego de curativo compressivo.

    V. Durante a reposição volêmica, a elevação muito rápida da pressão arterial (PA) sem o controle hemorrágico, faz com que a perda sanguínea se exacerbe e leve o paciente ao óbito mais rapidamente.

    Estão CORRETAS as proposições

     


     

    resolva Q7728    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q7728")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)