Questões de Enfermagem: Assistência de Enfermagem ao Recém-Nascido 2025


 


Questoes de Enfermagem: Assistência de Enfermagem ao Recém-Nascido

  • Prefeitura de Bom Repouso
  •  

    prancheta
    Q62897
    Ano: 2019 Banca: MDS   Órgão: Prefeitura de Bom Repouso   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    Sabemos que é de extrema importância a realização de primeira consulta do recém-nascido depois de sua alta. Esta por sua vez deve ser realizada:

     


     

    resolva Q62897    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q62897")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q62900
    Ano: 2019 Banca: MDS   Órgão: Prefeitura de Bom Repouso   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    Durante a consulta do recém-nascido, os seguintes fatores devem ser observados:
    I – Peso
    II – Perímetro cefálico
    III – Desenvolvimento social
    Assinale a alternativa correta:

     


     

    resolva Q62900    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q62900")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q62908
    Ano: 2019 Banca: MDS   Órgão: Prefeitura de Bom Repouso   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    São situações de vulnerabilidade à saúde dos recém-nascidos (exceto):

     


     

    resolva Q62908    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q62908")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • SES-RN
  •  

    prancheta
    Q40341
    Ano: 2018 Banca: COMPERVE   Órgão: SES-RN   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    A exposição prolongada a altas tensões de oxigênio pode danificar alguns tecidos e funções corporais. Os órgãos mais vulneráveis aos efeitos adversos do excesso de oxigenação em recém-nascidos pré-termo extremo e pessoas de qualquer idade são, respectivamente,

     


     

    resolva Q40341    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q40341")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q40363
    Ano: 2018 Banca: COMPERVE   Órgão: SES-RN   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Uma enfermeira de plantão na enfermaria da unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) admitiu um recém-nascido pré-termo ou prematuro (RNPT) e iniciou o planejamento dos cuidados de enfermagem. Em relação aos cuidados com a pele do neonato pré -termo, analise as condutas abaixo.
    I Deve-se utilizar sabão alcalino ou com hexaclorofeno como forma de manutenção do manto ácido cutâneo dos RNPT, em razão da elevada fragilidade e sensibilidade da pele.
    II Para a higienização do cordão umbilical, o mais seguro é o uso de clor exidina alcóolica a 2% ou álcool a 70%. Não se deve usar iodo-povidona rotineiramente pelo risco de absorção sistêmica do iodo e surgimento de hipotireoidismo transitório.
    III Os curativos semipermeáveis podem ser utilizados para fixar acessos intravenosos, sondas orogástricas ou nasogástricas, cateteres e acessos centrais, mas deve -se evitar remover os adesivos por pelo menos 24 horas após sua aplicação.
    IV O uso de emolientes melhora as condições da pele do RNPT e diminui o risco de infecção por estaflococos coagulase negativo. No entanto, deve-se evitar o uso de emolientes à base de petrolato sem corante, pelo risco maior de irritação grave na pele.
    Estão corretas as condutas

     


     

    resolva Q40363    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q40363")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)