Questões de Enfermagem: Choques 2025


 


Questoes de Enfermagem: Choques

  • Universidade Federal de Goiás (UFG)
  •  

    prancheta
    Q42326
    Ano: 2018 Banca: UFG   Órgão: Universidade Federal de Goiás (UFG)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Em relação aos tipos de choque e sua etiologia, conclui-se o seguinte:

     


     

    resolva Q42326    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q42326")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  •  

    prancheta
    Q46517
    Ano: 2018  Órgão: Universidade Federal de Alagoas (UFAL)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    JLC, 34 anos, sexo masculino, vítima de trauma provocado por arma de fogo na região abdominal. Levado para a Unidade de Saúde da Família, necessita do primeiro atendimento para, então, ser transportado até a unidade de referência. Ao exame físico, o enfermeiro detectou que os ferimentos de JLC podem representar risco de ocorrência de choque hipovolêmico, uma vez que o sangramento pode estar oculto numa avaliação inicial. Sabe-se que esse tipo de choque requer cuidados imediatos, os quais o enfermeiro precisa ter em mente para atendimento. São sinais de choque hipovolêmico:

     


     

    resolva Q46517    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q46517")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q48588
    Ano: 2018  Órgão: Universidade Federal de Lavras (UFLA)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    De acordo com Smeltzer e Bare (2011), o choque hipovolêmico consiste em um conjunto de sintomas provocados por uma diminuição aguda do volume de sangue intravascular a tal nível que não é possível manter a perfusão tissular, ou seja, a quantidade de sangue dentro do sistema vascular é insuficiente para manter um fluxo de sangue adequado ao abastecimento nutricional e de oxigênio das células.
    Diante do exposto, marque a alternativa que apresenta os sinais e sintomas mais característicos do início de um quadro de choque hipovolêmico.  

     


     

    resolva Q48588    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q48588")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Prefeitura de Natal
  •  

    prancheta
    Q48909
    Ano: 2018 Banca: COMPERVE   Órgão: Prefeitura de Natal   Nível Médio   Prova: Técnico em Enfermagem do Trabalho

     

    O choque hipovolêmico caracteriza-se por um desequilíbrio entre a oferta e a demanda de oxigênio (O2). A diminuição do débito cardíaco, ocasionado pelo volume circulante ineficaz, resulta em oferta inadequada de oxigênio aos tecidos. Isso ocorre pela perda de sangue, plasma ou água livre. O choque hemorrágico é um tipo de choque hipovolêmico, caracterizado pela perda abrupta de sangue total. Uma das manifestações do choque hemorrágico é

     


     

    resolva Q48909    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q48909")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Prefeitura de João Pessoa
  •  

    prancheta
    Q49529
    Ano: 2018 Banca: Instituto AOCP   Órgão: Prefeitura de João Pessoa   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Segundo o protocolo de emergências clínicas do Samu, consideram-se sinais de Choque Hipovolêmico:

     


     

    resolva Q49529    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q49529")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)