Questões de Enfermagem: Doença Meningocócica 2025


 


Questoes de Enfermagem: Doença Meningocócica

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)
  •  

    prancheta
    Q58988

     

    A doença meningocócica tem distribuição global, podendo ocorrer surtos ocasionais e epidemias em qualquer país do mundo, sendo o sorogrupo C o segundo mais frequente. Em 2010, o Ministério da Saúde (MS), através do Programa Nacional de Imunizações (PNI), incorporou, no calendário básico de vacinação da criança, a vacina Meningocócica C Conjugada (MncC), utilizada para prevenir as doenças provocadas pela bactéria Neisseria meningitidis do sorogrupo C. O MS indica as seguintes doses em crianças menores de 2 anos para prevenção da doença: 

     


     

    resolva Q58988    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q58988")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)
  •  

    prancheta
    Q51624
    Ano: 2018 Banca: FCC   Órgão: Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)   Nível Superior   Prova: Consultor Técnico-Legislativo - Enfermeiro

     

    Um paciente que está no período de transmissão da doença meningocócica por Neisseria meningitidis é internado. Para evitar que a doença se dissemine, o enfermeiro deve explicar que os profissionais de enfermagem, ao prestarem cuidados a este paciente, devem utilizar 

     


     

    resolva Q51624    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q51624")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)
  •  

    prancheta
    Q32877
    Ano: 2017 Banca: IBFC   Órgão: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem do Trabalho

     

    A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda. Sobre este assunto, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
    I. O homem é considerado reservatório, sendo a nasofaringe o local de colonização do microrganismo.
    II. A colonização assintomática da nasofaringe pela N. meningitidis caracteriza o estado de portador que ocorre frequentemente, chegando a ser maior que 10% em determinadas faixas etárias nos períodos endêmicos, podendo o indivíduo albergar o meningococo por período prolongado.
    III. As taxas de incidência de portadores são menores entre adolescentes e adultos jovens e em camadas socioeconômicas menos privilegiadas.
    IV. Quando se apresenta na forma de doença invasiva, caracteriza-se por uma ou mais síndromes clínicas, sendo a meningite meningocócica a mais frequente delas e a meningococcemia a forma mais grave. 

    Estão corretas as afirmativas: 

     


     

    resolva Q32877    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q32877")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q35575
    Ano: 2016 Banca: IBFC   Órgão: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro - Terapia Intensiva (HUAP-UFF)

     

    Foi internado um paciente, TSA, 74 anos, na Unidade Hospitalar com Diagnóstico de Meningite Meningocócica. O Enfermeiro orientou a equipe de enfermagem para adotar:

     


     

    resolva Q35575    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q35575")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q35593
    Ano: 2016 Banca: IBFC   Órgão: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro - Saúde da Criança e do Adolescente Neonatologia (HUAP-UFF)

     

    Uma criança do sexo feminino, 6 anos de idade, internada na Unidade de Pediatria, foi diagnosticada com Doença Meningocócica. O Enfermeiro responsável orientou a equipe para:

     


     

    resolva Q35593    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q35593")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)