Questões de Enfermagem: Doenças Crônicas Não Transmissíveis 2025


 


Questoes de Enfermagem: Doenças Crônicas Não Transmissíveis

  • Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)
  •  

    prancheta
    Q29965
    Ano: 2017 Banca: UFMT - CCEV   Órgão: Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    As urgências endocrinológicas são vistas com frequência no pronto atendimento e devem ser diagnosticadas de forma rápida e precisa. Em relação a esse tema, analise as afirmativas.
    I - A Cetoacidose Diabética (CAD) e o Estado Hiperglicêmico (EHH) são complicações hiperglicêmicas e importantes causas de morte em pacientes diabéticos.
    II - Na CAD, a maior característica é a alcalose metabólica com a glicemia geralmente menor que 800 mg/dL.
    III - No EHH, há pouca ou nenhuma acidose, com glicemia frequentemente maior que 1000 mg/dL, associada com alta osmolaridade plasmática (380 osmol/kg) e alterações neurológicas.
    IV - Os fatores de risco menos importantes para o desenvolvimento da CAD e o EHH são as infecções e a descontinuidade do uso correto da insulina, sendo a miocardiopatia e a infecção do trato gastrointestinal comuns.
    Estão corretas as afirmativas 

     


     

    resolva Q29965    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q29965")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q29974
    Ano: 2017 Banca: UFMT - CCEV   Órgão: Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Em relação aos distúrbios das vias respiratórias superiores em idosos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
    ( ) A perda de massa muscular relacionada com o envelhecimento e o adelgaçamento das mucosas podem causar alterações estruturais na laringe, gerando alterações nas características da voz.
    ( ) A laringite é comum em idosos e pode ser secundária à doença do refluxo gastresofágico; as medidas de tratamento incluem dormir em posição de Trendelemburg e o uso de medicamentos inibidores da bomba de prótons.
    ( ) Com o envelhecimento, a estrutura do nariz muda, causando restrição ao fluxo de ar, predisposição à rinite geriátrica e influenciando negativamente o olfato.
    ( ) As infecções das vias respiratórias podem ter consequências mais graves, a influenza, por exemplo, pode provocar exacerbações da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e redução da função pulmonar.
    Assinale a sequência correta.

     


     

    resolva Q29974    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q29974")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q29976
    Ano: 2017 Banca: UFMT - CCEV   Órgão: Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Em relação ao manejo do controle glicêmico no ambiente hospitalar, analise as afirmativas a seguir.
    I - Os horários adequados para a verificação do nível de glicemia, o consumo de alimentos e a dose de insulina são cruciais para o controle glicêmico e evitar a hiperglicemia.
    II - No ambiente hospitalar, prefere-se a utilização de agentes antidiabéticos orais à insulina, para minimizar o risco de lesões cutâneas e infecção, quando se utiliza a via subcutânea.
    III - A equipe de enfermagem deve estar atenta aos níveis glicêmicos do paciente, a fim de alcançar as metas glicêmicas estabelecidas pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), que é de 100 a 180 mg/dL.
    IV - De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), as medidas de combate ao tabagismo auxiliam no controle do diabetes e na prevenção de doenças cardiovasculares.
    Está correto o que se afirma em 

     


     

    resolva Q29976    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q29976")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q29977
    Ano: 2017 Banca: UFMT - CCEV   Órgão: Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Considerando os distúrbios hidroeletrolíticos mais comuns em portadores de distúrbios renais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
    ( ) A hipofosfatemia pode causar dor óssea profunda, dor no flanco, parestesia e confusão; pode ser compensada pela dieta ou suplementação de fósforo via oral ou parenteral.
    ( ) A hipercalemia pode causar constipação intestinal, náuseas, vômitos, sinal positivo de Chvostek e formigamento perilabial; pode ser compensada pela reposição de líquidos ou administração de calcitonina.
    ( ) A hiponatremia pode deixar as mucosas secas e pegajosas, causar sede, língua seca e áspera, febre, inquietação; pode ser manejada pela administração de grandes volumes de líquido, especialmente soro fisiológico ou hipertônico.
    ( ) A hiperpotassemia pode causar diarreia, cólica, náuseas, fraqueza muscular e alterações no traçado eletrocardiográfico; para compensar essa alteração, pode-se administrar gliconato de cálcio, diuréticos ou submeter o paciente à diálise.
    Assinale a sequência correta.

     


     

    resolva Q29977    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q29977")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE PR)
  •  

    prancheta
    Q30354
    Ano: 2017 Banca: FCC   Órgão: Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE PR)   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    Ao orientar um grupo de pacientes sobre a doença renal crônica é importante que o técnico de enfermagem saiba quem são os indivíduos que estão sob o risco de desenvolver a doença. Considerando as diretrizes clínicas para o cuidado ao paciente com doença renal crônica do Ministério da Saúde, um dos grupos de risco são as pessoas com

     


     

    resolva Q30354    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q30354")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)