Questões de Enfermagem: Doenças Crônicas Não Transmissíveis 2025


 


Questoes de Enfermagem: Doenças Crônicas Não Transmissíveis

  • Prefeitura de Cascavel
  •  

    prancheta
    Q24456
    Ano: 2016 Banca: CONSULPLAN   Órgão: Prefeitura de Cascavel   Nível Fundamental   Prova: Agente Comunitário de Saúde

     

    As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) são doenças multifatoriais que se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração. As quatro DCNTs de maior impacto mundial são: 

     


     

    resolva Q24456    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q24456")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q24475
    Ano: 2016 Banca: CONSULPLAN   Órgão: Prefeitura de Cascavel   Nível Médio   Prova: Técnico em Enfermagem

     

    De acordo com as diretrizes atuais, a pressão arterial é considerada limítrofe, ou seja, como pré-hipertensão, quando, ao ser medida casualmente num atendimento, mostra-se na faixa de:

     


     

    resolva Q24475    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q24475")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q24482
    Ano: 2016 Banca: CONSULPLAN   Órgão: Prefeitura de Cascavel   Nível Médio   Prova: Técnico em Enfermagem

     

    Estudos mostram que mesmo modestas reduções na quantidade ingerida de sal são, em geral, eficientes em reduzir a pressão arterial. O técnico em enfermagem, como integrante da equipe multiprofissional de saúde, deve estimular os pacientes hipertensos e aqueles que apresentam níveis de pressão arterial limítrofes quanto aos benefícios da redução no consumo de sódio na dieta. De acordo com o Ministério da Saúde, recomenda-se que a quantidade máxima para a ingestão diária do sal de cozinha é de:

     


     

    resolva Q24482    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q24482")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q24483
    Ano: 2016 Banca: CONSULPLAN   Órgão: Prefeitura de Cascavel   Nível Médio   Prova: Técnico em Enfermagem

     

    O Ministério da Saúde, reconhecendo a relevância da alimentação no controle do diabetes, adota dez passos de uma alimentação saudável para pessoas com DM como um dos instrumentos que pode apoiar as ações de educação em saúde. As seguintes recomendações estão de acordo com o instrumento citado, EXCETO:

     


     

    resolva Q24483    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q24483")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)
  •  

    prancheta
    Q26269
    Ano: 2016 Banca: IBFC   Órgão: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)   Nível Médio   Prova: Técnico em Enfermagem (HU-FURG)

     

    Sobre o teste de sensibilidade com monofilamento de 10 g realizado em pacientes com Diabetes Mellitus, analise as afirmativas abaixo, de valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
    ( ) Aperda da sensação de pressão usando o monofilamento de 10 g é altamente preditiva de ulceração futura.
    ( ) Qualquer área sensível indica perda da sensibilidade protetora.
    ( ) Recomenda-se que quatro regiões sejam pesquisadas: hálux (superfície plantar da falange distal) e as 1º, 3º e 5º cabeças dos metatarsos de cada pé, determinando uma sensibilidade de 90% e especificidade de 80%.
    ( )A pessoa deverá ficar sentada de frente para o examinador com os pés apoiados, de forma confortável. Orientar sobre a avaliação e demonstrar o teste com o monofilamento utilizando uma área da pele com sensibilidade normal.

     


     

    resolva Q26269    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q26269")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)