Questões de Enfermagem: Doenças Crônicas Não Transmissíveis 2025


 


Questoes de Enfermagem: Doenças Crônicas Não Transmissíveis

  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  •  

    prancheta
    Q40386
    Ano: 2018  Órgão: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Sobre a insuficiência renal crônica (IRC), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
    I. A taxa de filtração glomerular (TFG) reduzida estimula o eixo renina-angiotensina e provoca um aumento da secreção de aldosterona, elevando a pressão arterial.
    II. As infecções urinárias de repetição e o uso de anti-inflamatórios não esteroidais são as duas causas mais frequentes de IRC.
    III. Hipocalemia, acidose, hipermagnesemia e hipercalcemia são os distúrbios hidroeletrolíticos e acidobásicos mais frequentes na IRC.
    IV. Dentre os cuidados com um paciente que tem fístula arteriovenosa (FAV), destacam-se evitar garroteamento do membro e evitar punções no membro onde está a FAV.
    V. Entre as atribuições do(a) enfermeiro(a) junto à pessoa com IRC em sessão de hemodiálise, destacam-se monitoração contínua, detecção de anormalidades e uma rápida e eficiente intervenção na ocorrência de complicações.

     


     

    resolva Q40386    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q40386")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q40401
    Ano: 2018  Órgão: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    O paciente R.D.S., internado na Clínica Médica com diagnóstico de hipertensão arterial, diabetes mellitus descompensada e angina pectoris, relata que está com uma leve dor epigástrica e nas costas. Considerando essa queixa em relação ao quadro clínico do paciente, é correto afirmar que:

     


     

    resolva Q40401    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q40401")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Petrobras Transporte S.A (Transpetro)
  •  

    prancheta
    Q40421
    Ano: 2018 Banca: CESGRANRIO   Órgão: Petrobras Transporte S.A (Transpetro)   Nível Fundamental   Prova: Auxiliar de Saúde

     

    As hemorragias são decorrentes do rompimento de vasos sanguíneos, que podem ser veias ou artérias.
    Tais hemorragias são classificadas em função da profundidade (externa ou interna) e da quantidade de sangue que se perde, e podem ser

     


     

    resolva Q40421    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q40421")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Universidade Federal de Goiás (UFG)
  •  

    prancheta
    Q42215
    Ano: 2018 Banca: UFG   Órgão: Universidade Federal de Goiás (UFG)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Segundo as Novas Diretrizes de Ressuscitação Cardiopulmonar (2010) da American Heart Association (AHA), recomenda se no protocolo de parada cardiorrespiratória de emergência:

     


     

    resolva Q42215    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q42215")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  •  

    prancheta
    Q42416
    Ano: 2018  Órgão: Universidade Federal de Uberlândia (UFU)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    O impulso elétrico que se movimenta pelo coração pode ser visualizado por meio de eletrocardiografia, cujo produto final é um eletrocardiograma (ECG). Cada fase do ciclo cardíaco é refletida em forma de ondas, de complexos, de segmentos e de intervalos na tela de um monitor cardíaco ou em uma fita de papel gráfico (ECG).
    Assinale a alternativa que representa no ECG a repolarização ventricular. 

     


     

    resolva Q42416    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q42416")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)