Questões de Enfermagem: Doenças Crônicas Não Transmissíveis 2025


 


Questoes de Enfermagem: Doenças Crônicas Não Transmissíveis

  • Prefeitura de Apodi
  •  

    prancheta
    Q58762
    Ano: 2019 Banca: FUNCERN   Órgão: Prefeitura de Apodi   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é uma doença crônica não transmissível, e uma das principais causas de morte, incapacidade adquirida e internações em todo o mundo. Acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro são obstruídos ou se ropem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. Sobre essa doença, é correto afirmar:

     


     

    resolva Q58762    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q58762")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  •  

    prancheta
    Q62158
    Ano: 2019 Banca: COMPERVE   Órgão: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    O quadro indica que o paciente apresenta sinais e sintomas sugestivos de

     


     

    resolva Q62158    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q62158")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Prefeitura de Campinas
  •  

    prancheta
    Q62279
    Ano: 2019 Banca: VUNESP   Órgão: Prefeitura de Campinas   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Considere os aspectos relacionados à mensuração da pressão arterial e do tratamento não farmacológico da hipertensão arterial e analise as afirmações a seguir. I. A hipotensão ortostática deve ser suspeitada em pacientes idosos, diabéticos, disautonômicos e naqueles em uso de medicação anti-hipertensiva. Assim, particularmente nessas condições, deve-se medir a PA com o paciente de pé, após 3 minutos, sendo a hipotensão ortostática definida como a redução da pressão arterial sistólica (PAS) > 20 mmHg ou da pressão arterial diastólica (PAD) > 10 mmHg.
    II. O aumento da gordura visceral também é considerado um fator de risco para hipertensão arterial. Reduções de peso e de circunferência abdominal correlacionam-se com reduções da pressão arterial e melhora metabólica.
    III. O treinamento aeróbico reduz a pressão arterial casual de pré-hipertensos e hipertensos, a de vigília de hipertensos, e diminui a PA em situações de estresse físico, mental e psicológico. O treinamento aeróbico é recomendado como forma preferencial de exercício para a prevenção e o tratamento da hipertensão arterial.
    IV. O consumo habitual de álcool eleva a pressão arterial de forma linear e o consumo excessivo associa-se com aumento na incidência de hipertensão arterial.
    Recomenda-se moderação no consumo de álcool.
    Está correto o apresentado em

     


     

    resolva Q62279    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q62279")    |   » Veja Apostilas Vunesp 2025

     

     

    prancheta
    Q62280
    Ano: 2019 Banca: VUNESP   Órgão: Prefeitura de Campinas   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    No que diz respeito à conservação e aplicação da insulina, o enfermeiro deve orientar que, atualmente, entre outros cuidados, recomenda-se que

     


     

    resolva Q62280    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q62280")    |   » Veja Apostilas Vunesp 2025

     

     

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)
  •  

    prancheta
    Q63389

     

    O Diabetes mellitus (DM) não controlado pode provocar a longo prazo disfunção e falência de vários órgãos, especialmente rins, olhos, nervos, coração e vasos sanguíneos. Estudos epidemiológicos sustentam a hipótese de uma relação direta e independente entre os níveis sanguíneos de glicose e a doença cardiovascular. Também está associado ao aumento da mortalidade e ao alto risco de desenvolvimento de complicações micro e macrovasculares, bem como de neuropatias. As complicações agudas do DM incluem a descompensação hiperglicêmica aguda, que pode evoluir para complicações mais graves como cetoacidose diabética e síndrome hiperosmolar hiperglicêmica não cetótica, e a hipoglicemia. Por serem complicações recorrentes nos atendimentos de emergência, a identificação rápida dos sinais e sintomas e o diagnóstico precoce proporcionará um tratamento rápido e eficaz e aumento da sobrevida desses pacientes. Deste modo, analise as afirmativas seguintes e marque a opção correta quanto aos sinais e sintomas das principais complicações agudas do DM. 

    I. Os principais sintomas da cetoacidose são: poliúria, enurese, hálito cetônico, fadiga, visão turva, náuseas e dor abdominal, além de vômitos, desidratação, hiperventilação, e alterações do estado mental. O diagnóstico é realizado por hiperglicemia (glicemia >250mg/dl), cetonemia e acidose metabólica (pH <7,3 e bicarbonato <15mEq/l.).
    II. A síndrome hiperosmolar não cetótica é um estado de hiperglicemia grave (> 600 a 800mg/dL) acompanhada de desidratação e alterações no estado mental, na ausência de Cetose. Ocorre apenas no diabetes tipo 2, em que um mínimo de ação insulínica preservada pode prevenir a cetogênese. A mortalidade é mais elevada que nos casos de cetoacidose diabética devido à idade mais elevada dos pacientes e à gravidade dos fatores precipitantes.
    III. Hipoglicemia é a diminuição dos níveis glicêmicos, com ou sem sinais, para valores abaixo de 70 mg/dL. Geralmente, a queda da glicemia leva a sintomas neuroglicopênicos (fome, tontura, fraqueza, dor de cabeça, confusão, coma, convulsão) e a manifestação de liberação do sistema simpático (sudorese, taquicardia, apreensão, tremor). 

     


     

    resolva Q63389    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q63389")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)