Questões de Enfermagem: Doenças Infecciosas e parasitárias 2025


 


Questoes de Enfermagem: Doenças Infecciosas e parasitárias

  • Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)
  •  

    prancheta
    Q32929
    Ano: 2016 Banca: IBFC   Órgão: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)   Nível Médio   Prova: Técnico em Análises Clínicas

     

    O complexo teníase-cisticercose constitui um sério problema de saúde pública em países onde existem precárias condições sanitárias, socioeconômicas e culturais, que contribuem para a transmissão. No que se refere ao complexo teniase-cisticercose, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
    ( ) O diagnóstico das diferentes espécies é feito pela pesquisa de proglotes e, mais raramente, de ovos de tênia nas fezes pelos métodos rotineiros.
    ( ) Os cestódeos mais frequentemente encontrados parasitando os humanos pertencem a família Taenidae, na qual são destacadas Taenia solium e Taenia saginata.
    ( ) Para o diagnóstico específico, há necessidade de se fazer a “tamização” (lavagem em peneira fna) de todo o bolo fecal, recolher as proglotes existentes e identificalas pela morfologia do escólex.
    ( ) Para as duas tênias, o diagnóstico é específico, pois microscopicamente os ovos são diferentes.

     


     

    resolva Q32929    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q32929")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q33741
    Ano: 2016 Banca: IBFC   Órgão: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)   Nível Médio   Prova: Técnico em Enfermagem (HUPEST-UFSC)

     

    A espécie A. Aegypti é a mais importante na transmissão da Dengue. Sobre a Dengue, assinale a alternativa correta.

     


     

    resolva Q33741    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q33741")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q33742
    Ano: 2016 Banca: IBFC   Órgão: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)   Nível Médio   Prova: Técnico em Enfermagem (HUPEST-UFSC)

     

    Sobre as manifestações clínicas da Varicela, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
    ( ) O período prodrômico se inicia com febre baixa, cefaléia, anorexia e vômito, podendo durar de horas até três dias.
    ( ) Na infância, os pródromos não costumam ocorrer, sendo o exantema o primeiro sinal da doença.
    ( ) No período prodrômico as lesões comumente aparecem em surtos sucessivos de máculas que evoluem para pápulas, vesículas, pústulas e crostas.
    ( ) Nos adultos imunocompetentes, a doença cursa de modo mais grave do que nas crianças, apesar de ser bem menos frequente (cerca de 3% dos casos). A febre é mais elevada e prolongada, o estado geral é mais comprometido, o exantema mais pronunciado e as complicações mais comuns podem levar a óbito, principalmente devido à pneumonia primária.

     


     

    resolva Q33742    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q33742")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q34080
    Ano: 2016 Banca: IBFC   Órgão: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)   Nível Superior   Prova: Biólogo (HUPEST-UFSC)

     

    A doença de Chagas (DC) é endêmica em 21 países do continente americano, e estima-se que entre 6 e 7 milhões de pessoas estejam infectadas, embora mais de 90% delas desconheçam a infecção por falta de oportunidade de diagnóstico. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta.
    ( ) Xenodiagnóstico é um método muito sensível na fase aguda, podendo chegar a 100% de positividade. Esta técnica é a mais indicada uma vez que reproduz os resultados imediatamente.
    ( ) Na fase aguda, observam-se: alta parasitemia, presença de anticorpos (Ac) inespecíficos e início de formação de Ac específicos (IgM e IgG) que podem atingir níveis elevados. Nesta fase, recomenda-se: pesquisa direta e, se necessário, pesquisa indireta do parasito.
    ( ) Na fase crônica, observam-se: baixíssima parasitemia e presença de anticorpos específicos (igG ). Nesta fase, a presença de anticorpos IgM é discutida, só sendo detectada esporadicamente em baixos títulos. Recomendam-se métodos sorológicos como imunofluorescência indireta, ELISA (Enzime-linke-dimmunosorbent-assay), hemaglutinação indireta ou fixação de complemento ou a pesquisa do parasito por métodos indiretos como xenodiagnóstico, hemocultura ou inoculação em animais de laboratório.
    ( ) Enzime-linked-immunosorbent-assay (ELISA) é uma técnica que também detecta classes específicas de anticorpos e, portanto, é indicada para o diagnóstico de fase aguda da doença, utilizando-se conjugado anti-IgM.
     

     


     

    resolva Q34080    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q34080")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q34081
    Ano: 2016 Banca: IBFC   Órgão: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)   Nível Superior   Prova: Biólogo (HUPEST-UFSC)

     

    A esquistossomose é doença que interage com populações humanas há milhares de anos. Assinale a alternativa relacionada a uma das medidas profiláticas para o controle da esquistossomose no Brasil.

     


     

    resolva Q34081    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q34081")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)