Questões de Enfermagem: Doenças Infecciosas e parasitárias 2025


 


Questoes de Enfermagem: Doenças Infecciosas e parasitárias

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)
  •  

    prancheta
    Q63404

     

    As reações hansênicas constituem importante evento na evolução da hanseníase. Há basicamente dois tipos de reações: uma que ocorre em pacientes com predomínio da preservação da imunidade celular específica contra o M. leprae, denominada reação tipo 1, e outra que ocorre em pacientes com esta imunidade pouco preservada ou ausente, denominada reação tipo 2, ou Eritema Nodoso Hansênico (URA, 2007).
    Em relação à reação tipo 2, apenas a _________________ é a droga efetiva, cujo uso prolongado poderá ocasionar neuropatias periféricas.
    Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna anterior. 

     


     

    resolva Q63404    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q63404")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS)
  •  

    prancheta
    Q64871
    Ano: 2019 Banca: IBADE   Órgão: Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS)   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    Doença parasitária com curso clínico bifásico (fases aguda e crônica), podendo se manifestar sob várias formas, tendo como vetor o triatomíneos hematófagos que, dependendo da espécie, pode viver em meio silvestre, no peridominicílio ou no intradomicílio. Trata-se da: 

     


     

    resolva Q64871    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q64871")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Prefeitura de Carneirinho
  •  

    prancheta
    Q40233
    Ano: 2018 Banca: FUMARC   Órgão: Prefeitura de Carneirinho   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    O Brasil vem sofrendo, desde o final de 2017, com o aumento do número de casos confirmados de Febre Amarela silvestre, com expressiva letalidade. A Febre Amarela é uma doença febril aguda, de curta duração (no máximo 12 dias), transmitidano meio silvestre por vetores do gênero Haemagogus, tendo como reservatório os primatas não humanos. Em relação à Febre Amarela silvestre, são verdadeiras as seguintes afirmativas, EXCETO:

     


     

    resolva Q40233    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q40233")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q40234
    Ano: 2018 Banca: FUMARC   Órgão: Prefeitura de Carneirinho   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    A Dengue é a mais importante arbovirose do mundo, principalmente pelo seu caráter epidêmico e pela possibilidade de complicações e desenvolvimento da Síndrome do Dengue Hemorrágico. É transmitida pela picada das fêmeas do mosquito Aedes aegypti (hematófagas), no ciclo Aedes – Homem – Aedes. Sobre esse assunto, identifique as afirmativas com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas:
    I. ( ) Os principais objetivos da Vigilância epidemiológica da doença são reduzir a infestação pelo Aedes aegypti, reduzir a incidência da Dengue e reduzir a letalidade por Febre Hemorrágica do Dengue - FHD.
    II. ( ) São considerados casos suspeitos de Dengue, todos os pacientes que apresentem doença febril aguda com duração de até sete dias, acompanhada de, pelo menos, dois sintomas: cefaleia, dor retrorbitária, mialgias, artralgias, prostração ou exantema, associados ou não à presença de hemorragias.
    III. ( ) A Febre Hemorrágica do Dengue é confirmada mediante o seguinte critério: a comprovação laboratorial e prova do laço positiva.
    IV. ( ) Em função da complexidade que envolve a prevenção e o controle da Dengue, o Programa Nacional de Controle da Dengue estabeleceu como meta um único componente de ação: o combate ao vetor. A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:  

     


     

    resolva Q40234    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q40234")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q40235
    Ano: 2018 Banca: FUMARC   Órgão: Prefeitura de Carneirinho   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    A Tuberculose é um problema de saúde prioritário no Brasil. O agravo atinge todos os grupos etários, com maior predomínio nos indivíduos economicamente ativos, na faixa etária de 15 a 54 anos, do sexo masculino, e em locais de precárias condições sociais (asilos, alagados, aglomerados, mocambos etc.). É uma doença infecciosa, e as formas pulmonares são as de importância epidemiológica. Os pacientes que não se curam, após tratamento com os esquemas padronizados pelo Programa Nacional de Controle da Tuberculose – PNCT/SVS/MS, podem ser portadores de bacilos resistentes aos tuberculostáticos.
    A resistência deve ser confirmada por testes laboratoriais e é definida, EXCETO como

     


     

    resolva Q40235    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q40235")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)