Questões de Enfermagem: Enfermagem em Central de Material Esterilizado 2025


 


Questoes de Enfermagem: Enfermagem em Central de Material Esterilizado

  • Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT 20)
  •  

    prancheta
    Q34817
    Ano: 2016 Banca: FCC   Órgão: Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT 20)   Nível Superior   Prova: Analista Judiciário - Enfermagem

     

    De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária − ANVISA, no processamento de produtos para a saúde por meio da esterilização utilizando-se o vapor saturado sobre pressão, autoclave, o enfermeiro deve considerar que 

     


     

    resolva Q34817    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q34817")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • IF-ES
  •  

    prancheta
    Q35057
    Ano: 2016  Órgão: IF-ES   Nível Médio   Prova: Técnico em Enfermagem

     

    Artigos críticos são

     


     

    resolva Q35057    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q35057")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q35063
    Ano: 2016  Órgão: IF-ES   Nível Médio   Prova: Técnico em Enfermagem

     

    A Central de Material e Esterilização (CME) é uma unidade de apoio técnico dentro do estabelecimento de saúde. A área destinada a receber, conferir, lavar e secar os materiais, e cujos funcionários utilizam EPIs para se proteger de contaminações com sangue e fluidos corpóreos, quando lavam os instrumentais, é a de

     


     

    resolva Q35063    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q35063")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)
  •  

    prancheta
    Q35516
    Ano: 2016 Banca: IBFC   Órgão: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro - Saúde do Trabalhador (HUAP-UFF)

     

    O Enfermeiro tem um papel fundamental na Central de Material e Esterilização (CME) e deve ter o conhecimento a respeito da compatibilidade de embalagens disponíveis no mercado e os métodos de esterilização. Para os métodos de vapor sob pressão e calor seco, são embalagens compatíveis, respectivamente:

     


     

    resolva Q35516    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q35516")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q35605
    Ano: 2016 Banca: IBFC   Órgão: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)   Nível Superior   Prova: Engenheiro Clínico (HUAP-UFF)

     

    Esterilização, em termos absolutos, significa a destruição total de todas as formas de vida. A esterilização pode ser realizada utilizando-se agentes físicos ou químicos, os quais podem ser líquidos ou gasosos. Pode ainda ser obtida utilizando-se as radiações eletromagnéticas. Agentes físicos podem induzir a formação de substâncias químicas letais, do mesmo modo que substâncias químicas podem produzir calor e pressão osmótica responsáveis pela destruição de microrganismos. O mais antigo e mais conhecido agente esterilizante é o calor. O vapor e o calor são os meios clássicos de esterilização, tendo sido usados desde o princípio da história da transmissão de doenças. O vapor inclui ambos, vapor saturado e água em ebulição. Embora a água em ebulição não seja um bom esterilizante, devido à sua baixa temperatura, sua vantagem principal é a facilidade com que é obtida. O vapor sob pressão é barato e esteriliza materiais porosos e superfícies rapidamente. A autoclave é o equipamento mais utilizado dentro de uma Central de Materiais Esterilizados para a esterilização dos vários tipos de materiais que por lá passam e depois voltam a ser distribuídos pelas várias áreas hospitalares. Para fazermos testes que comprovem o bom funcionamento da autoclave, precisamos usar:

     


     

    resolva Q35605    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q35605")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)