Questões de Enfermagem: Enfermagem em UTI 2025


 


Questoes de Enfermagem: Enfermagem em UTI

  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  •  

    prancheta
    Q40417
    Ano: 2018  Órgão: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    As unidades de terapia intensiva (UTIs) trabalham de modo constante para melhorar os métodos de otimização do atendimento e minimizar os riscos de segurança para os pacientes. Associe os incidentes listados na coluna 1, comuns nessas unidades, às respectivas medidas preventivas da coluna 2 e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
        Coluna 1 
    1. Pneumonia associada à ventilação mecânica
    2. Infecção da corrente sanguínea
    3. Infecção do trato urinário
    4. Lesão por pressão
    5. Erro de medicação
         Coluna 2
    ( ) Evitar interrupções durante o preparo.
    ( ) Fazer a higiene oral com antissépticos.
    ( ) Utilizar técnicas de posicionamento no leito segundo o plano de assistência.
    ( ) Manter o sistema de drenagem fechado e estéril.
    ( ) Utilizar cobertura estéril para cateter periférico.

     


     

    resolva Q40417    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q40417")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJ SC)
  •  

    prancheta
    Q47949
    Ano: 2018 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas   Órgão: Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJ SC)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Senhora Marta, 48 anos, diabética e hipertensa, foi internada na UTI com quadro de insuficiência hepática, que se agravou, levando-a a um estado de coma. Durante a avaliação, o enfermeiro verificou que a paciente apresentava: abertura ocular após pressão no leito ungueal; gemidos em resposta ao estímulo verbal; e flexão lenta do membro superior ao nível do cotovelo como resposta motora.
    Considerando os parâmetros da Escala de Coma de Glasgow (e suas modificações), o escore atingido corresponde a: 

     


     

    resolva Q47949    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q47949")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Prefeitura de Natal
  •  

    prancheta
    Q48839
    Ano: 2018 Banca: COMPERVE   Órgão: Prefeitura de Natal   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    O controle direcionado da temperatura (CDT) é um dos principais cuidados a ser dispensado ao paciente internado em unidade de terapia intensiva (UTI), após sofrer parada cardiorrespiratória (Pós-PCR). Em adultos pós-PCR, comatosos, sem resposta sensata aos comandos verbais e com retorno da circulação espontânea (RCE), o alvo para manutenção da temperatura deve ser em torno de

     


     

    resolva Q48839    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q48839")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q48873
    Ano: 2018 Banca: COMPERVE   Órgão: Prefeitura de Natal   Nível Médio   Prova: Técnico em Enfermagem

     

    Um rapaz de 19 anos estava se alimentando e apresentou um “engasgo” seguido de respiração ruidosa e tosse silenciosa. Os familiares acionaram o SAMU. Na avaliação da equipe, o rapaz apresentava obstrução grave, mas estava consciente. Iniciou-se, então, a manobra de Heimlich, que orienta, entre outros aspectos, a usar uma mão espalmada sobre a outra e comprimir o abdome em movimentos 

     


     

    resolva Q48873    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q48873")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social de Roraima (SETRABES)
  •  

    prancheta
    Q49559
    Ano: 2018 Banca: UERR   Órgão: Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social de Roraima (SETRABES)   Nível Médio   Prova: Agente Sócio-Geriátrico

     

    Marque a alternativa que descreve corretamente medidas específicas, para a prevenção das pneumonias relacionadas à assistência à saúde, especialmente a Pneumonia Associada a Ventilação Mecânica (Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Brasília: ANVISA, 2017. p. 22-23).

     


     

    resolva Q49559    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q49559")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)