Questões de Enfermagem: Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem 2025


 


Questoes de Enfermagem: Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem

  • SES-RN
  •  

    prancheta
    Q40340
    Ano: 2018 Banca: COMPERVE   Órgão: SES-RN   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    A aferição da pressão arterial (PA) em crianças deve ser realizada, a partir dos 3 anos de idade, nas consultas de rotina. Sugere-se que se faça uma medida aos 3 anos e outra no início da idade escolar, aos 6 anos. Quando não existir o manguito ideal para o tamanho da criança,

     


     

    resolva Q40340    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q40340")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q40342
    Ano: 2018 Banca: COMPERVE   Órgão: SES-RN   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    A pressão arterial (PA) deve ser medida em toda avaliação por médicos de qualquer especialidade e demais profissionais da saúde devidamente capacitados. Para isso, a Sociedade Brasileira de Cardiologia e a de Hipertensão orientam que, para a medição da PA no consultório e/ou fora dele, devam ser utilizados técnica adequada e equipamentos validados. Em relação ao preparo do paciente para a medição da PA, alguns procedimentos são recomendados. Sobre esses procedimentos, considere as orientações a seguir.
    I O braço deve estar acima ou abaixo da altura do coração, apoiado, com a palma da mão voltada para cima, e as roupas não devem garrotear o membro.
    II O paciente deve estar sentado ou em pé, com pernas descruzadas, pés apoiados no chão, dorso recostado na cadeira e relaxado.
    III Certificar-se de que o paciente não esteja com a bexiga cheia, não tenha praticado exercícios físicos há pelo menos 60 minutos, não tenha e ingerido bebidas alcoólicas, e café e não tenha fumado nos 30 minutos anteriores.
    IV Explicar o procedimento ao paciente e deixá-lo em repouso de 3 a 5 minutos em ambiente calmo. O mesmo deve ser instruído a não conversar durante a medição, solicitando o esclarecimento de possíveis dúvidas antes ou depois do procedimento.

    Dentre as orientações, estão corretas

     


     

    resolva Q40342    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q40342")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q40367
    Ano: 2018 Banca: COMPERVE   Órgão: SES-RN   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Mulher de 45 anos de idade dá entrada em um pronto socorro, após sofrer queda em via pública, apresentando edema e escoriações no membro inferior esquerdo. É diabética, com IMC =18 Kg/m2 , em uso de corticoide para tratamento de doença respiratória, com amenorreia secundária há 7 meses e histórico de perda de 1,5 cm de estatura. Relata ter realizado exame de densitometria óssea e aguarda o resultado para confirmação diagnóstica de osteoporose. De acordo com o caso, a mulher teve como indicação para a realização da densitometria óssea

     


     

    resolva Q40367    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q40367")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  •  

    prancheta
    Q42421
    Ano: 2018  Órgão: Universidade Federal de Uberlândia (UFU)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Durante a avaliação de enfermagem do cliente inconsciente, é importante saber a relação entre avaliação de sinais e de sintomas e significado clínico.

    Com base nessa informação, relacione a coluna da esquerda com a da direita e, na sequência, assinale a alternativa correta.
    1. Respiração de Cheyne-Stokes
    2. Pupilas iguais e de reação normal 
    3. Dilatação pupilar progressiva
    4. Rigidez de nuca
    I. Hemorragia subaracnóidea, meningite.
    II. Sugere lesões profundas em ambos os hemisférios cerebrais, em área dos núcleos da base e da parte superior do tronco encefálico.
    III. Indica elevação progressiva intracraniana. 
    IV. Sugere que o coma é de origem tóxica ou metabólica. 

     


     

    resolva Q42421    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q42421")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Superior Tribunal Eleitoral (STJ)
  •  

    prancheta
    Q42461
    Ano: 2018 Banca: CESPE UnB   Órgão: Superior Tribunal Eleitoral (STJ)   Nível Médio   Prova: Técnico Judiciário - Enfermagem

     

    Com relação a procedimentos técnicos em enfermagem, julgue o item subsequente.
    Entre as medidas de organização e de higiene adotadas no manejo de medicamentos, o técnico de enfermagem deve priorizar a antissepsia de artigos e superfícies por meio do uso de álcool 70%.

     


     

    resolva Q42461    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q42461")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)