Questões de Enfermagem: Hipertensão Arterial Sistêmica 2025


 


Questoes de Enfermagem: Hipertensão Arterial Sistêmica

  • Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF 2)
  •  

    prancheta
    Q27769
    Ano: 2017 Banca: CONSULPLAN   Órgão: Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF 2)   Nível Médio   Prova: Técnico Judiciário - Enfermagem

     

    “Sabe-se que a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é fator de risco para várias doenças crônicas não transmissíveis. É uma doença caracterizada pela elevação sustentada dos níveis pressóricos acima de limites predefinidos. Os indivíduos pré-hipertensos têm maior probabilidade de se tornarem hipertensos e maiores riscos de desenvolvimento de complicações cardiovasculares quando comparados a indivíduos com pressão arterial normal necessitando de acompanhamento periódico.”
    (Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2016.)
    A pré-hipertensão caracteriza-se pela presença de pressão arterial sistólica e diastólica nos limites, respectivamente, de: 

     


     

    resolva Q27769    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q27769")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q29634
    Ano: 2017 Banca: CONSULPLAN   Órgão: Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF 2)   Nível Superior   Prova: Analista Judiciário - Enfermagem

     

    O Ministério da Saúde recomenda através das estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica hipertensão arterial sistêmica que o enfermeiro, ao realizar a consulta de enfermagem, realize a educação em saúde para o autocuidado. Para que sejam feitas as recomendações nutricionais para as pessoas com pressão arterial limítrofe ou com hipertensão arterial, além da investigação do consumo alimentar do paciente, é necessário que realize também a investigação da condição nutricional, pois ela indica quais caminhos o profissional deverá seguir. Para tanto, o enfermeiro deve obter os seguintes dados antropométricos:

     


     

    resolva Q29634    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q29634")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q29863
    Ano: 2017 Banca: CONSULPLAN   Órgão: Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF 2)   Nível Superior   Prova: Analista Judiciário - Enfermagem do Trabalho

     

    “Colaborador de empresa procurou o serviço de enfermagem do trabalho para mensuração de pressão arterial. O mesmo relatou que está passando mal, com cefaleia e visão turva. Após o exame, constata-se que a pressão arterial deste senhor encontra-se a 150 x 90 mmHg.” Baseado nas novas Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2016), este senhor é classificado como: 

     


     

    resolva Q29863    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q29863")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Universidade de Pernambuco (UPE)
  •  

    prancheta
    Q31930
    Ano: 2017 Banca: UPENET   Órgão: Universidade de Pernambuco (UPE)   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    Um paciente internado na clínica médica é portador de Hipertensão Arterial Sistêmica. Ao mensurar os SSVV, o Técnico de Enfermagem identificou um nível tensional que corrobora a hipertensão arterial moderada. Qual nível arterial foi encontrado?

     


     

    resolva Q31930    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q31930")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
  •  

    prancheta
    Q4340

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    A Síndrome Coronariana Aguda (SCA) pode ser dividida em dois grandes grupos: a SCA com supradesnível de segmento ST (quase sempre um Infarto Agudo do Miocárdio com supradesnível de segmento ST) e a SCA sem supradesnível de segmento ST (que pode também ser dividida em Angina Instável e Infarto Agudo do Miocárdio sem supradesnível de segmento ST). Observe as afirmações. 

    I. O infarto agudo do miocárdio é definido como um evento clínico, causado por isquemia miocárdica, no qual existe evidência de injúria ou necrose miocárdica.
    II. A dor torácica, sendo uma condição obrigatória para o diagnóstico de IAM, apresenta como característica dor opressiva ou tipo peso, intensa, com irradiação para membro superior esquerdo, pescoço, dorso ou região do abdômen superior; pode vir associada ou não a sudorese, tonturas e vômitos.
    III. O eletrocardiograma (ECG) é uma ferramenta fundamental para o diagnóstico de uma SCA e deve ser realizado de forma precoce, dentro dos primeiros 10 minutos de atendimento.
    IV. A troponina é o marcador de necrose miocárdica de escolha para o diagnóstico de injúria miocárdica devido à sua especificidade aumentada e melhor sensibilidade, quando comparada com a creatinofosfoquinase isoforma (CK-MB).
    V. A angina instável é considerada, quando pacientes apresentam sintomas isquêmicos sugestivos de uma SCA, sem elevação dos biomarcadores de necrose miocárdica, na presença ou não de alterações eletrocardiográficas indicativas de isquemia.

    Estão CORRETAS 

     


     

    resolva Q4340    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q4340")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)