Questões de Enfermagem: HIV/AIDS 2025


 


Questoes de Enfermagem: HIV/AIDS

  • Prefeitura do Rio de Janeiro
  •  

    prancheta
    Q58500
    Ano: 2019  Órgão: Prefeitura do Rio de Janeiro   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    A síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) caracteriza-se pela queda brutal nas defesas do organismo, o que facilita a instalação de doenças oportunistas. Dentre estas, pode-se destacar:

     


     

    resolva Q58500    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q58500")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Petrobras Transporte S.A (Transpetro)
  •  

    prancheta
    Q41179
    Ano: 2018 Banca: CESGRANRIO   Órgão: Petrobras Transporte S.A (Transpetro)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro do Trabalho Júnior

     

    Segundo orientação do Ministério da Saúde, nos casos de violência sexual, relação sexual desprotegida, sem o uso de camisinha ou por rompimento da mesma, além da possível ocorrência de acidente ocupacional com instrumentos perfurocortantes ou por contato direto com material biológico contaminado, está indicada a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV, mais conhecida pela sigla PEP.
    Trata-se de uma medida de prevenção à infecção pelo HIV, que consiste no uso de medicação com antirretrovirais em até

     


     

    resolva Q41179    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q41179")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  •  

    prancheta
    Q42410
    Ano: 2018  Órgão: Universidade Federal de Uberlândia (UFU)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Os medicamentos usados na terapia antirretroviral (TARV) pertencem a seis classes de fármacos, que interferem na replicação do HIV em seis pontos diferentes do processo.
    Associe corretamente as três colunas com o nome do medicamento, o ponto de ação no processo de replicação do vírus e os possíveis efeitos adversos, respectivamente.
    questões de concursos Universidade Federal de Uberlândia (UFU) 2018
     Assinale a alternativa correta.

     


     

    resolva Q42410    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q42410")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Prefeitura de Natal
  •  

    prancheta
    Q48854
    Ano: 2018 Banca: COMPERVE   Órgão: Prefeitura de Natal   Nível Médio   Prova: Técnico em Enfermagem

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    Considerando esse caso, o Ministério da Saúde orienta que deve-se realizar a testagem inicial por meio de um teste rápido (TR1), com sangue. Caso o resultado seja não reagente, o status sorológico estará definido como negativo. Por outro lado, caso o TR1 seja reagente para HIV,

     


     

    resolva Q48854    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q48854")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q48855
    Ano: 2018 Banca: COMPERVE   Órgão: Prefeitura de Natal   Nível Médio   Prova: Técnico em Enfermagem

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    Em relação a esse caso e baseado no Protocolo do Ministério da Saúde (2017), se o resultado do teste rápido (TR1e 2) com sangue do paciente fonte for reagente, a profilaxia pós-exposição

     


     

    resolva Q48855    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q48855")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)