Questões de Enfermagem: Pós-Operatório 2025


 


Questoes de Enfermagem: Pós-Operatório

  • Universidade de Pernambuco (UPE)
  •  

    prancheta
    Q31928
    Ano: 2017 Banca: UPENET   Órgão: Universidade de Pernambuco (UPE)   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    Os drenos são bastante utilizados nos pacientes em pós-operatório de cirurgias abdominais, torácicas ou cardíacas. Sobre drenos, analise as afirmativas e coloque V nas Verdadeiras ou F nas Falsas.
    ( ) São objetivos dos drenos: evitar acúmulo de líquidos em sítios onde se deseja o fechamento de espaços vazios, promover saída de ar ou de líquidos que se acumulam, bem como realizar controle hídrico do cliente.
    ( ) Na drenagem gravitacional, o frasco coletor é posicionado abaixo do nível a que se deseja eliminar, uma vez que o líquido tende para o ponto mais baixo devido à força de gravitação.
    ( ) Se na região a ser drenada, há um grande volume de drenagem, a única possibilidade de drenagem é o sistema de drenagem gravitacional.
    ( ) Os drenos são considerados corpos estranhos que podem lesar tecidos e pele adjacente, e, com isso, atuar como fatores predisponentes à infecção.
    Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

     


     

    resolva Q31928    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q31928")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q31934
    Ano: 2017 Banca: UPENET   Órgão: Universidade de Pernambuco (UPE)   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    Sobre cuidados pós-operatórios na sala de recuperação pós-anestésica, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
    ( ) Observar o tipo de cirurgia realizada e qualquer complicação intraoperatória, bem como monitorar drenos e curativos.
    ( ) Não há necessidade de conhecer a qual tipo de anestesia o cliente foi submetido, pois, ao término da cirurgia, não há mais relação do tipo anestésico com o pós-operatório.
    ( ) Monitorar cuidadosamente os SSVV do paciente que se submeteu à anestesia geral, até que os SSVV estejam estáveis por, pelo menos, 30 min e dentro dos limites de normalidade.
    ( ) Avaliar vias de infusão, tubos ou drenos, perda sanguínea estimada, condição da ferida, medicamentos usados, infusões e débito urinário.
    Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

     


     

    resolva Q31934    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q31934")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Universidade de Pernambuco (UPE)
  •  

    prancheta
    Q32644
    Ano: 2017  Órgão: Universidade de Pernambuco (UPE)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Sobre as cirurgias de grande porte, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
    ( ) São complicações pós-operatórias imediatas do transplante de fígado: sangramento, infecção, rejeição e demora na recuperação da função do enxerto, trombose da artéria hepática e trombose da veia porta.
    ( ) No pós-operatório de transplante de fígado, há um elevado risco de atelectasia e alterações da razão ventilação – perfusão em consequência da lesão do diafragma durante o procedimento cirúrgico, da anestesia prolongada, da imobilidade e da dor.
    ( ) No pós-operatório de transplante renal, o rim de um doador cadáver pode passar por necrose tubular aguda e, portanto, pode não funcionar por 2 ou 3 semanas, período durante o qual a anúria, oligúria ou poliúria podem se desenvolver.
    ( ) Uma das complicações do pós-operatório da revascularização do miocárdio é a diminuição do débito cardíaco provocado pela hipovolemia. Para reposição de líquido, são prescritas soluções coloides, concentrado de hemácias ou soluções cristaloides.
    Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

     


     

    resolva Q32644    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q32644")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)
  •  

    prancheta
    Q32825
    Ano: 2017 Banca: CESPE UnB   Órgão: Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)   Nível Superior   Prova: Professor Enfermagem

     

    Com relação às emergências clínico-cirúrgicas e à assistência de enfermagem, julgue o item a seguir.
    No pós-operatório neurocirúrgico de quadros agudos, o enfermeiro deve monitorar a pressão intracraniana, o que permite uma medida qualitativa e constante para a detecção precoce de hematoma intracraniano.
     

     


     

    resolva Q32825    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q32825")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
  •  

    prancheta
    Q4765

     

    A dor é um fenômeno frequente no pós-operatório, podendo resultar em sofrimento e riscos desnecessários ao paciente. Sobre a conduta do enfermeiro, no alívio da dor no pós-operatório, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa CORRETA.
    I. A dor aguda deve ser avaliada pelo enfermeiro no momento da chegada do paciente na sala de recuperação pós-anestésica - SRPA - e na unidade de internação. Seu controle eficaz inibe os reflexos nociceptivos, permitindo uma mobilização ativa, deambulação precoce e nutrição oral eficaz.
    II. A mensuração da dor, apesar de ser importante para o tratamento, quer seja através de autorrelato, quer seja através da observação do comportamento, quer seja, ainda, através da avaliação de variáveis biológicas, não é importante no pós-operatório, uma vez que tal quadro é inerente a qualquer intervenção cirúrgica e a terapêutica medicamentosa estará sempre presente.
    III. O controle da dor, no pós-operatório, deve ser instituído antes da cirurgia com analgesia preemptiva ou preventiva, independente do tipo e porte da cirurgia, somente através de fármacos, visando diminuir a sensibilização central e a intensidade da dor no pós-operatório.
    IV. No que se refere às intervenções farmacológicas para o controle da dor pós-operatória, a Organização Mundial da Saúde - OMS - recomenda a utilização da escada de analgesia, onde se incluem anti-inflamatórios não hormonais - AINHs -, opióides, medicações adjuvantes e analgesia controlada pelo paciente - ACP -.
    V. As intervenções não farmacológicas visam reduzir a ansiedade, o estresse emocional e promovem conforto, incluindo: utilização de práticas complementares, como a calatonia, aplicação de calor e frio e minimização de ruídos.
    Estão CORRETAS apenas 

     


     

    resolva Q4765    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q4765")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)