Questões de Enfermagem: Saúde da Mulher 2025


 


Questoes de Enfermagem: Saúde da Mulher

  • Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJ SC)
  •  

    prancheta
    Q47947
    Ano: 2018 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas   Órgão: Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJ SC)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Ao iniciar o pré-natal, uma gestante teve prescrição de suplementação de ferro e ácido fólico, a ocorrer durante toda a gestação.
    Essa é uma recomendação do Ministério da Saúde como parte do cuidado no pré-natal, que tem como um dos objetivos: 

     


     

    resolva Q47947    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q47947")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q47953
    Ano: 2018 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas   Órgão: Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJ SC)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Renata, 30 anos, 28 semanas de gestação, deu entrada no pronto atendimento com relato de crise convulsiva recente, sendo encaminhada para avaliação pela enfermeira da classificação de risco. A paciente mostrou-se responsiva, porém, com certa confusão mental, PA = 140x90 mmHg, cefaleia, alterações visuais e TAx = 40°C. D
    Diante dessa avaliação e com base no protocolo de classificação de risco para esse tipo de atendimento, a paciente deve receber a seguinte classificação:

     


     

    resolva Q47953    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q47953")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Universidade Federal do Paraná - UFPR
  •  

    prancheta
    Q48040
    Ano: 2018 Banca: NC-UFPR   Órgão: Universidade Federal do Paraná - UFPR   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Quanto aos estágios do trabalho de parto, assinale a alternativa correta. 

     


     

    resolva Q48040    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q48040")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q48041
    Ano: 2018 Banca: NC-UFPR   Órgão: Universidade Federal do Paraná - UFPR   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    A respeito das adaptações fisiológicas maternas que ocorrem no puerpério, considere as seguintes afirmativas:
    1. A involução uterina é o fenômeno pelo qual o útero volta ao seu tamanho pré-gravídico, e alguns fatores são considerados facilitadores desse processo, como expulsão completa da placenta e membranas amnióticas, trabalho de parto e nascimento sem complicações, amamentação e deambulação precoce.
    2. O termo lóquios refere-se à secreção vaginal que ocorre após o nascimento. É resultado da involução uterina, durante a qual a camada superficial da decídua basal sofre necrose e descama. Os lóquios passam por três fases e se modificam, sendo descritos como lóquios rubros, serosos e brancos.
    3. Os níveis de progesterona que causaram relaxamento dos músculos lisos durante a gravidez e diminuíram o tônus intestinal também estão em queda. Portanto a constipação intestinal não constitui mais problema no pós-parto ou puerpério.
    4. A diaforese profusa, que é comum no período pós-parto imediato, é uma das mais notáveis adaptações do sistema tegumentar. Muitas mulheres acordarão encharcadas de suor durante o puerpério. É considerado um mecanismo que reduz os líquidos retidos durante a gravidez e restaura os níveis pré-gravidez dos líquidos corporais.

    Assinale a alternativa correta

     


     

    resolva Q48041    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q48041")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q48042
    Ano: 2018 Banca: NC-UFPR   Órgão: Universidade Federal do Paraná - UFPR   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    A respeito dos conceitos importantes relacionados às emergências obstétricas, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

    ( ) O prolapso de cordão umbilical é definido como a protrusão do cordão umbilical ao longo ou na frente da apresentação fetal. Embora seja raro em um feto a termo com apresentação cefálica, o prolapso de cordão é mais comum em gestações que envolvem má apresentação fetal, restrição de crescimento intrauterino, prematuridade, membranas rotas com o feto ainda em posição alta, polidrâmnio, multiparidade e gestação multifetal.
    ( ) Descolamento prematuro de placenta (DPP) é a separação prematura de uma placenta implantada normalmente no miométrio materno. São fatores de risco para o DPP: pré-eclâmpsia, hipertensão gestacional, diabetes gestacional, convulsão, ruptura uterina, traumatismo, tabagismo, uso de cocaína, coagulopatias, história pregressa de descolamento de placenta, violência doméstica e patologia placentária.
    ( ) Ruptura uterina consiste em uma laceração significativa no útero no local de uma cicatriz pregressa na cavidade abdominal. Com frequência, seu início é marcado apenas por bradicardia fetal repentina, e o tratamento exige intervenção cirúrgica imediata para bons desfechos.
    ( ) Embolia de líquido amniótico é um evento raro e potencialmente fatal, caracterizado pela ocorrência repentina de hipotensão, hipóxia e coagulopatia. O líquido materno que contém restos celulares penetra na circulação materna e obstrui vasos pulmonares, o que provoca angústia respiratória e colapso circulatório.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

     


     

    resolva Q48042    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q48042")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)