Questões de Enfermagem: Saúde da Mulher 2025


 


Questoes de Enfermagem: Saúde da Mulher

  • Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA)
  •  

    prancheta
    Q32502
    Ano: 2017 Banca: IBFC   Órgão: Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA)   Nível Superior   Prova: Analista de Saneamento - Enfermeiro do Trabalho

     

    Considerando o câncer de mama, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
    ( ) É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma. Responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.
    ( )O câncer de mama é considerado uma doença exclusivamente feminina, pois não acomete os homens.
    ( ) É relativamente raro antes dos 35 anos, e acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.
    ( ) A amamentação é considerada um fator protetor.

     


     

    resolva Q32502    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q32502")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (CISSUL)
  •  

    prancheta
    Q32525
    Ano: 2017 Banca: IBGP   Órgão: Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (CISSUL)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    A gravidez causa alterações anatômicas e fisiológicas em diversos sistemas do organismo da gestante. Essas mudanças alteram o padrão de possíveis lesões e podem tornar a avaliação da gestante vítima de trauma. Sobre as alterações na gestante e a repercussão na avaliação do socorrista, analise as afirmativas abaixo:
    I- A frequência cardíaca da gestante diminui cerca de 15 a 20 batimentos por minuto abaixo do normal no terceiro trimestre.
    II- Se houver indicação de imobilização de coluna, deve ser elevado o lado direito da prancha de 10 a 15cm, mantendo-a inclinada.
    III- O peristaltismo fica diminuído, de modo que a comida pode ficar no estômago por muitas horas após a alimentação, aumentando o risco de vômito seguido de aspiração.
    IV- A reanimação adequada da mãe é a chave para a sobrevivência da mãe e do feto.

    Estão CORRETAS as afirmativas.

     


     

    resolva Q32525    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q32525")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Prefeitura de Patos
  •  

    prancheta
    Q32577
    Ano: 2017 Banca: CPCON UEPB   Órgão: Prefeitura de Patos   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Numa Unidade de Estratégia Saúde da Família (UESF), uma usuária de 23 anos de idade chega para ser atendida pela enfermeira com um exame de Beta HCG positivo, atraso menstrual e com queixas comuns de gestação. Dentre o processo de cuidar em enfermagem foi feito o seguinte diagnóstico: “Gravidez Confirmada”. Diante do caso supracitado, quais as intervenções que o enfermeiro prescreveria em uma UESF?

     


     

    resolva Q32577    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q32577")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Universidade de Pernambuco (UPE)
  •  

    prancheta
    Q32652
    Ano: 2017  Órgão: Universidade de Pernambuco (UPE)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Considerando-se a relevância do Diabetes Mellitus Gestacional (DMG), tanto por sua prevalência como pelas consequências para o binômio materno-fetal, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
    ( ) Em situações de viabilidade financeira e/ou disponibilidade técnica parcial, todas as gestantes devem realizar a glicemia de jejum no início do pré-natal para diagnóstico de Diabetes Mellitus Gestacional. O ideal é que esse exame apresente valores inferiores a 95mg/dL.
    ( ) Recomenda-se o diagnóstico universal, independentemente da ausência ou presença dos indicadores que estejam associados com maior risco de hiperglicemia na gravidez.
    ( ) Caso o resultado da glicemia de jejum apresente valor normal no primeiro trimestre de gestação, deve-se repetir o exame com 30 semanas de gestação, para que sejam identificados os casos de Diabetes Mellitus Gestacional.
    ( ) O valor de referência para o diagnóstico de Diabetes Mellitus Gestacional, a partir da glicemia de jejum, é de 92 mg/dL, ou seja, independentemente da idade gestacional em que tenha sido realizado o exame, se o resultado foi igual ou acima deste, será confirmado o diagnóstico.
    ( ) O teste recomendado por apresentar a melhor sensibilidade/especificidade para o diagnóstico de Diabetes Mellitus Gestacional é a glicemia pós-prandial.
    Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA. 

     


     

    resolva Q32652    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q32652")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES)
  •  

    prancheta
    Q32679
    Ano: 2017 Banca: FEPESE   Órgão: Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES)   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    Abortamento é a interrupção de uma gravidez, espontânea ou provocada, que ocorre até:

     


     

    resolva Q32679    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q32679")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)