Questões de Enfermagem: Teorias da Enfermagem 2025


 


Questoes de Enfermagem: Teorias da Enfermagem

  • Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ SP)
  •  

    prancheta
    Q57524
    Ano: 2019 Banca: VUNESP   Órgão: Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ SP)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Considere as Teorias de Enfermagem e relacione as duas colunas do quadro a seguir, de modo a tornar verdadeira a associação entre o teórico de enfermagem e o tema central da teoria que desenvolveu.
    Teórico de Enfermagem
    a. Florence Nightingale
    b. Martha Rogers
    c. Dorotea Orem
    Tema central
    I  Atendimento às necessidades pessoais do paciente no ambiente.
    II Ênfase na ciência e na arte da enfermagem, com a pessoa sendo o elemento central da disciplina de enfermagem.
    III O autocuidado é uma necessidade humana, e déficits de autocuidado requerem ações de enfermagem
    Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.

     


     

    resolva Q57524    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q57524")    |   » Veja Apostilas Vunesp 2025

     

     

  • Prefeitura do Rio de Janeiro
  •  

    prancheta
    Q58054
    Ano: 2019  Órgão: Prefeitura do Rio de Janeiro   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    A enfermagem é uma ciência e uma arte, tendo o objetivo de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, de torná-lo independente dessa assistência, quando possível, pelo ensino do auto cuidado; de recuperar, manter e promover a saúde em colaboração com outros profissionais. Essa Teoria de Enfermagem foi apresentada por

     


     

    resolva Q58054    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q58054")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q58055
    Ano: 2019  Órgão: Prefeitura do Rio de Janeiro   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    A inspeção é um processo de observação, no qual olhos e nariz são utilizados na obtenção de dados do paciente. Durante a semiotécnica, a inspeção pode ser:

     


     

    resolva Q58055    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q58055")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  •  

    prancheta
    Q58423
    Ano: 2019 Banca: CEPUERJ   Órgão: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)   Nível Médio   Prova: Técnico em Enfermagem

     

    Na produção do cuidado, o conceito que representa os espaços e os processos vivos, individuais ou coletivos, que estão sujeitos à modificação, desvio e produção de novas subjetividades, a partir das relações que as pessoas e grupos estabelecem entre si, recebe o nome de:

     


     

    resolva Q58423    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q58423")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  •  

    prancheta
    Q40375
    Ano: 2018  Órgão: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Sobre as situações de conflitos nas organizações, Ciampone e Kurcgant (2016, p. 52) ressaltam que, “dependendo do paradigma de base, isto é, dos sentimentos, valores, crenças, propósitos e mecanismos que são adotados para se olhar e apreender a realidade, é que serão decididas a direção para uma ou outra proposta de trabalho e a ação diante das situações de conflito”. Nesse sentido, analise as correlações abaixo entre as teorias ou paradigmas e a visão sobre os conflitos e assinale a alternativa correta.
    I. Teoria Clássica: parte do pressuposto de que o conflito pode ser suprimido.
    II. Teoria Científica: parte da hipótese de que os conflitos surgem em função de características individuais.
    III. Teoria das Relações Humanas: visualiza a organização de modo idealizado e planejado racionalmente.
    IV. Enfoque Gerencial Contemporâneo: as organizações saudáveis são aquelas que explicitam e discutem os conflitos de modo transparente à medida que eles surgem, e não aquelas que não têm conflitos.

     


     

    resolva Q40375    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q40375")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)