Questões para Concursos 2025

Questoes - 1006 ª Página

 

 

» Veja Provas Completas

 

 

  • Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  •  

    prancheta
    Q21859
    Ano: 2017  Órgão: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

    De acordo com Lima (2012), o desenvolvimento da educação superior brasileira ocorre sob as bases do padrão dependente de educação expresso na transplantação de conhecimentos e tecnologias dos países centrais. Estas análises indicam que:
    I . Inicialmente, a expansão da educação superior caracterizou-se pela marca de um intocável privilégio social, que começava e terminava nas fronteiras das camadas dominantes.
    II . No regime burguês-militar, essa expansão se deu pela ampliação de acesso para formação de um letrado com aptidões gerais, e pelo incentivo a um perfil empreendedor de trabalhador docente.
    III . No governo Cardoso, a expansão caracterizou-se pelo aumento do número de IES privadas e pela privatização interna das IES públicas, a partir dos cursos pagos e das parcerias universidades-empresas.
    IV . A expansão da educação superior no governo Lula pode ser identificada através de dois grandes eixos temáticos: a mercantilização da educação e a hierarquização em larga escala entre unidades e/ou universidades federais.
    Considerando as afirmativas acima, marque a alternativa CORRETA: 
     

     


     

    resolva Q21859    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q21859")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    prancheta
    Q21860
    Ano: 2017  Órgão: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

    no QUESTÃO ANULADA


     Marque a alternativa INCORRETA:
    Para Almeida e Rodrigues (2012), pensar a educação nos marcos da sociedade capitalista requer pensar seu sentido hegemônico e as possibilidades de resistência e de constituição de outras formas de sociabilidade. Nesse sentido, traz como desafios, EXCETO:  
     

     


     

    resolva Q21860    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q21860")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    prancheta
    Q21861
    Ano: 2017  Órgão: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

    Marque a alternativa INCORRETA:
    Para Pereira (2012), o perfil do profissional formado na modalidade de Educação à Distância (EAD) será marcado, EXCETO:
     

     


     

    resolva Q21861    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q21861")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    prancheta
    Q21862
    Ano: 2017  Órgão: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

    Marque a alternativa INCORRETA:
    São algumas das indicações previstas no Código de Ética do(a) Assistente Social, EXCETO: 
     

     


     

    resolva Q21862    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q21862")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    prancheta
    Q21863
    Ano: 2017  Órgão: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

    noQUESTÃO ANULADA

    Em uma Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira, a gestora do setor de assistência estudantil questionou o parecer social emitido a um aluno que pleiteava bolsa de assistência estudantil e foi indeferido. A assistente social reforçou os argumentos tecidos em seu parecer, que evidenciaram renda per capita familiar acima do valor previsto nos critérios estabelecidos pela política da universidade. A gestora insistiu na revisão do parecer, alegando conviver com a família do aluno e conhecer a precariedade de suas condições de vida. A assistente social relatou ter realizado visita domiciliar, não se confirmando tais condições. A gestora sustentou sua posição de mudança no parecer da assistente social. Diante desta exigência, a assistente social procurou o CRESS de sua jurisdição, que indicou que:
    I . A elaboração, emissão e/ou subordinação de opinião técnica sobre matéria de Serviço Social, por meio de pareceres, laudos, perícias e manifestações é atribuição privativa do assistente social, conforme previsto no art. 1° da Resolução CFESS 557, de 15/09/2009.
    II . O assistente social, ao emitir laudos, pareceres, perícias e qualquer manifestação técnica sobre matéria de Serviço Social, deve atuar com ampla autonomia, respeitadas as normas legais, técnicas e éticas de sua profissão, conforme o art. 2° Resolução CFESS 557, de 15/09/2009.
    III . Constitui direito do (a) assistente social, em seu Código de Ética, a ampla autonomia no exercício da profissão.
    Considerando as afirmativas acima, marque a alternativa CORRETA:
     

     


     

    resolva Q21863    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q21863")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)