Questões para Concursos 2025

Questoes - 1045 ª Página

 

 

» Veja Provas Completas

 

 

  • Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ PR)
  •  

    prancheta
    Q26050
    Ano: 2013  Órgão: Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ PR)   Nível Superior   Prova: Assistente Social Judiciário

     

    "O Serviço Social tem na questão social a base de sua fundação enquanto especialização do trabalho. Os assistentes sociais, por meio da prestação de serviços socioassistenciais, realizados nas instituições públicas e organizações privadas, interferem nas relações sociais cotidianas, no atendimento às variadas expressões da questão social" (Iamamoto, 2007). A autora, em seus estudos sobre o tema, alerta os profissionais para os riscos da interpretação superficial da questão social, podendo ter como efeitos:
    1. reforço ao discurso de criminalização da questão social, base das práticas autoritárias e repressivas.
    2. pulverização e fragmentação das inúmeras "questões sociais", atribuindo unilateralmente aos indivíduos e suas famílias a responsabilização pelas dificuldades vividas.
    3. constituição de discurso genérico, prisioneiro das análises estruturais, esvaziadas de suas particularidades históricas.
    4. autonomização das múltiplas expressões da questão social.
    Estão corretos os itens: 

     


     

    resolva Q26050    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q26050")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    prancheta
    Q26051
    Ano: 2013  Órgão: Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ PR)   Nível Superior   Prova: Assistente Social Judiciário

     

    Iamamoto (2007) efetua uma análise aprofundada sobre a relação entre capital financeiro, trabalho e questão social. Sobre esse assunto, considere as seguintes afirmativas:
    1. A mundialização da economia pressupõe a liberalização e desregulamentação dos mercados nacionais, constituindo um fenômeno natural e inevitável do desenvolvimento capitalista.
    2. O poder do capital financeiro foi construído com o endividamento dos governos, aproveitando-se das altas taxas de juros para se apropriar do fundo público.
    3. A compra de ações dos grupos industriais, pelas instituições financeiras, passa a impor normas de produtividade e lucratividade, tendo como consequência o rebaixamento salarial, o desemprego, o trabalho informal e temporário e a desorganização sindical.
    4. A novidade nesse contexto, comandado pelo capital financeiro, é que o capitalismo já não precisa mais do suporte dos Estados nacionais, prescindindo de sua intervenção política e econômica.
    Assinale a alternativa correta

     


     

    resolva Q26051    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q26051")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    prancheta
    Q26052
    Ano: 2013  Órgão: Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ PR)   Nível Superior   Prova: Assistente Social Judiciário

     

    Iamamoto (2007) faz uma revisão de parte da literatura sobre a questão social, desde a chamada escola francesa até o debate profissional do Serviço Social brasileiro. Acerca disso, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
    ( ) Pierre Rosanvallon sustenta que a questão social permanece latente, diante da ausência de uma “correlação de forças estratégicas”.
    ( ) Robert Castel entende a questão social como uma “aporia fundamental” que ameaça a coesão ou integração social, cuja origem está na desagregação da sociedade salarial.
    ( ) Potyara Pereira alega a emergência de uma “nova questão social” decorrente da crise do “Estado-providência”.
    ( ) José Paulo Netto relaciona a questão social diretamente à acumulação capitalista e à luta de classes.
    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

     


     

    resolva Q26052    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q26052")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    prancheta
    Q26053
    Ano: 2013  Órgão: Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ PR)   Nível Superior   Prova: Assistente Social Judiciário

     

    István Mészáros, marxista de renome internacional, afirma que o capital é incontrolável, predatório e que sua lógica é essencialmente destrutiva. Essa lógica se acentuou no capitalismo contemporâneo, no qual o capital não trata valor de uso e valor de troca como dimensões separadas, mas de um modo que subordina a primeira à última. A orientação de um sistema produtivo baseado no valor de troca faz com que as necessidades materiais tornem ilimitadas as práticas de consumo, estimulando, portanto, a criação de necessidades. Nessa perspectiva, o referido autor desenvolveu a tese: 

     


     

    resolva Q26053    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q26053")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    prancheta
    Q26054
    Ano: 2013  Órgão: Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ PR)   Nível Superior   Prova: Assistente Social Judiciário

     

    Na década de 80 do século XX, os movimentos sociais no Brasil tiveram decisiva participação política na definição de princípios para o desenho do Estado democrático que se consolidou na Constituição Federal de 1988. Tais princípios, consequentemente, orientaram a gestão das políticas públicas e influenciaram a constituição de novos espaços de governabilidade. Sobre o assunto, considere os seguintes princípios e estruturas:
    1. Descentralização político-administrativa.
    2. Controle social.
    3. Conferências de políticas públicas.
    4. Gestão bipartite do fundo público nacional.
    São princípios e estruturas que fundamentam a relação Estado e Sociedade Civil, no Brasil contemporâneo: 

     


     

    resolva Q26054    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q26054")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)