Questões para Concursos 2025

Questoes - 1050 ª Página

 

 

» Veja Provas Completas

 

 

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
  •  

    prancheta
    Q45134

    Filosofia   » Filosofia e a Grécia Antiga, Platão e o Mundo das Ideias

    Ano: 2015  Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)   Nível Superior   Prova: Professor - Filosofia

     

    Assinale a alternativa INCORRETA. De acordo com a teoria de Platão, as ideias apresentam algumas características básicas, a saber: 

     


     

    resolva Q45134    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q45134")    |   » Apostila de Filosofia 2025

     

     

    prancheta
    Q45135

    Filosofia   » Filosofia e a Grécia Antiga, A Metafísica de Aristóteles

    Ano: 2015  Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)   Nível Superior   Prova: Professor - Filosofia

     

    Pode-se afirmar que a lógica aristotélica:
    I. Ocupa-se com os conteúdos pensados ou com os objetos referidos pelo pensamento.
    II. Estabelece as condições e os fundamentos necessários de todas as demonstrações.
    III. Oferece princípios, leis, regras e normas para todo pensamento que quiser ser verdadeiro.
    IV. É um instrumento do pensamento e da linguagem dispensável para o campo científico.
    V. Lida com leis universais, que independem do tempo, lugar, pessoas ou circunstâncias.
    Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

     


     

    resolva Q45135    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q45135")    |   » Apostila de Filosofia 2025

     

     

    prancheta
    Q45136

    Filosofia   » Ética e Liberdade, Conceitos Filosóficos

    Ano: 2015  Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)   Nível Superior   Prova: Professor - Filosofia

     

    Sobre a ética de Aristóteles, analise as afirmativas abaixo e assinale “V' para VERDADEIRO e “F' para FALSO.  
    ( ) A ação correta do ponto de vista ético deve evitar os extremos, tanto o excesso quanto a falta, caracterizando-se assim pelo equilíbrio, ou justa medida.
    ( ) Nitidamente teleológica, a ética afirma que os seres humanos buscam a felicidade (eudaimonia). Assim sendo, a felicidade (eudaimonia) é o fim ao qual conscientemente tendem todos os homens.
    ( ) A possibilidade de agir corretamente e de tomar decisões éticas depende de um conhecimento do Bem, que é obtido pelo indivíduo por meio de um longo e lento processo de amadurecimento espiritual.
    ( ) A ética, ao pertencer ao domínio do saber prático, possui o intuito de estabelecer sob que condições podemos agir da melhor forma possível tendo em vista o nosso objetivo principal que é a felicidade (eudaimonia), ou a realização pessoal.
    ( ) A virtude não pode ser ensinada: ou já a trazemos conosco ou nada será capaz de incuti-la em nós. Assim, a virtude dever ser inata. Porém, encontra-se adormecida em cada uma das pessoas, e o papel do filósofo consiste exatamente em despertá-la. 
    A sequência correta de cima para baixo encontra-se em qual alternativa? 

     


     

    resolva Q45136    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q45136")    |   » Apostila de Filosofia 2025

     

     

    prancheta
    Q45137

    Filosofia   » Filosofia e a Grécia Antiga, A Metafísica de Aristóteles

    Ano: 2015  Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)   Nível Superior   Prova: Professor - Filosofia

     

    Considere as seguintes afirmativas relacionadas à política de Aristóteles.
    I. O homem é um animal político por natureza (zóon politikon), ou seja, é da natureza humana buscar a vida em comunidade e, portanto, a política não é por convenção (nómos), mas por natureza (phýsei).
    II. A justiça política consiste em duas ações principais: igualar os desiguais, isto é, criar os iguais; e determinar que o tratamento desigual dos desiguais seja justo.
    III. Os cidadãos existem para o bem da pólis, motivo pelo qual Aristóteles delimita com precisão a esfera pública de atuação do Estado, autorizando-o a regular e dirigir a esfera privada.
    IV. Existem três formas básicas de governo correto: o governo de um só – Monarquia; o governo de um pequeno grupo – Aristocracia; e o governo da maioria – Politía.
    V. A ciência política deve pautar-se, essencialmente, por perspectivas ideais, deixando de lado as perspectivas de natureza pragmática e empírica.
    Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS

     


     

    resolva Q45137    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q45137")    |   » Apostila de Filosofia 2025

     

     

    prancheta
    Q45138

    Filosofia   »

    Ano: 2015  Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)   Nível Superior   Prova: Professor - Filosofia

     

    no  Questão Anulada

    Para Santo Agostinho, é preciso compreender para crer e crer para compreender (Intellige ut credas, crede ut intelligas). Isso evidencia que a razão humana se relaciona duplamente com a fé, numa ordem de:  

     


     

    resolva Q45138    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q45138")    |   » Apostila de Filosofia 2025

     

     

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)